A estátua de Arthur Vieira de Oliveira, o 1º Prefeito de Anguera e incansável lutador pela emancipação política do município, afixada na praça principal de Anguera, foi confeccionada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Conforme informou o senhor José Wood Mendes Vieira, filho de Arthur Vieira e que também foi Prefeito de Anguera (1977-1983), a estátua foi exposta, na praça que leva o nome do homenageado, da data de 15 de janeiro de 1983, “um dia de inaugurações na cidade, que contou com a presença dos deputados Wilson Falcão e Jurandir Oliveira”. “Estava terminando o meu mandato e com poucos dias eu faria a transmissão do cargo para Armando Brandão”, acrescentou.

Conforme José Wood contou em entrevista, a confecção da estátua se deu em uma fábrica que trabalhava com esse tipo específico de arte, na capital mineira. “O contato com esta fábrica se deu por intermédio de uma loja de Salvador, onde eu encomendava placa de inauguração. Tive a idéia de prestar a homenagem, procurei essa loja em Salvador, lá não fabricava estátua, mas eles providenciaram o pedido em Minas Gerais”, contou.

A entrevista com José Wood foi desenvolvida pela estudante Laura Beatriz Santos Rodrigues, do 7º Ano B - Matutino, do Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho, com organização e produção da Biblioteca Pública Municipal, através da coordenadora Itamara Brito, gravação de Edson Andrade e edição de Sidney Chaves.

A matéria foi desenvolvida dias que antecedentes ao aniversário de 60 anos de Emancipação Política de Anguera.

Texto: Professor Márcio Vasconcelos