SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA MUNICIPAL EXPLANOU SOBRE O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS 29 de setembro de 2021 SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA MUNICIPAL EXPLANOU SOBRE O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

O Secretário de Educação Iury Mendes apresentou, em Sessão Especial da Câmara de Vereadores, todos os passos adotados pela Rede Municipal para a garantia do retorno das aulas presenciais, através do Ensino Híbrido.

A Sessão Especial foi agendada pela Câmara para celebrar o retorno das aulas presenciais, suspensas há 1 ano e 6 meses em função da pandemia do coronavírus, em cumprimento de requerimento apresentado pelo Vereador Professor Márcio Vasconcelos, aprovado por unanimidade pela Casa.

Durante a explanação, o Secretário de Educação traçou uma linha do tempo relacionando todos os passos vivenciados pela Rede Municipal até que chegasse ao anuncio do retorno gradativo das aulas presenciais.

Entre os principais destaques, foram relacionadas as adequações físicas feitas nas escolas, a fins de garantir a segurança sanitária. Também houve destaque para o Plano de Formação Continuada em Atividade, que vem contemplando além dos professores, todos os demais profissionais da educação, e a criação da ação EU AMO MINHA ESCOLA.

Iury Mendes disse que as datas gradativas para retorno foram decididas pelo Comitê de Governança e referendadas pelo Prefeito Mauro Vieira. Educação de Jovens e Adultos 27/09; Anos Finais do Ensino Fundamental 04/10; Anos Iniciais do Ensino Fundamental 14/10 e Educação Infantil 18/10.

A explanação do Secretário de Educação contemplou as seguintes temáticas: Criação e atuação do Comitê de Governança, construção do Protocolo Sanitário da Rede Municipal, constituição dos Comitês Escolares, kit’s de alimentação escolar, adequações físicas, capacitações e formações, acolhimento sócio-emocional e reintegração social, projeto experimental para o retorno dos alunos à escola, questionário aplicado co informações de saúde dos alunos, equipamentos de segurança e fardamento escolar, ambiente de aulas virtuais, retorno de funcionários às atividades e o ensino híbrido.

A Sessão Especial contou com a participação de gestores escolares, profissionais da educação, representação da APLB/Sindicato e membros de conselhos. O Secretário de Educação Iury Mendes chegou ao final da explanação bastante emotivo, pelo momento vivenciado, sendo aplaudido calorosamente pelos participantes.