SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NOMEIA COMISSÃO DE GOVERNANÇA PARA O PROCESSO DA BNCC 18 de julho de 2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NOMEIA COMISSÃO DE GOVERNANÇA PARA O PROCESSO DA BNCC

A nova Base Nacional Comum (BNCC), que consiste num amplo documento que determina as competências e habilidades do ensino, passará a ser discutida com rigor na Rede Municipal de Ensino.

Para isso, a Secretaria Municipal de Educação Anguera aderiu ao PACTO PELA BASE. Esta adesão foi celebrada com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que corroborarão na dinâmica de orientação ao município de Anguera, de modo a assegurar o melhor caminho para a construção coletiva de uma educação de qualidade social.

Através de Portaria, a secretaria Municipal de Educação, nomeou, uma Comissão de Governança para o processo de (re) elaboração curricular no âmbito do município, considerando a BNCC, formada por representantes indicados pela Secretaria Municipal de Educação, pelo Conselho Municipal de Educação e Fórum Municipal de Educação, por representantes da Rede Estadual e de representantes da APLB Sindicato.

Este Grupo de Trabalho se responsabilizará pela coordenação do processo de (re) formulação curricular no município de Anguera, cabendo, por conseguinte, uma consistente articulação com os representantes das escolas públicas, haja vista a fundamental participação de tais atores nesse movimento de efetivação de uma nova política curricular.

Nos próximos dias, o município estará organizando o DIA DA APROPRIAÇÃO DA BNCC, onde professores, coordenadores e gestão escolar, estarão reunidos num movimento de discussão.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC que foi homologada em dezembro de 2017 é um documento de caráter normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Nessa perspectiva, Estados e municípios devem somar esforços para discutirem e reformularem os seus currículos em conformidade com a BNCC, bem como as suas especificidades locais.