A Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida, localizada no Povoado de Guaribas, passa a contar em sua estrutura pedagógica com Aulas de Música, como atividade complementar para os estudantes.

O projeto tem como objetivo motivar os estudantes da Escola Leôncio Horácio, com a prática desta atividade educativa e cultural no contraturno regular em que está matriculado. Além disso, trata-se da expansão do ensino da Música na Rede Municipal, que até então acontecia apenas no Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho, na sede do município.

Para dar início ao projeto, a Secretaria de Educação entregou um KIT composto pelos seguintes instrumentos musicais, que terão uso pedagógico nas aulas: 22 cornetas, 04 surdos com coletes, 02 bombos, 02 timbales, 08 pares de baquetas para timbau, 04 pares de baquetas para surdos, 21 flautas doce, 01 par de pratos e 01 lira de 08 teclas.

As aulas de música terão início imediato, nesta última semana de maio. Acontecerão durante dois dias por semana, com os alunos frequentando no turno oposto ao regular, ministradas pelo Professor Hugo Nogueira, profissional que tem uma vasta experiência em filarmônicas e fanfarras.

O projeto prevê, para o decorrer das aulas, a partir da desenvoltura e aptidão dos estudantes, a composição de uma Fanfarra que representará a unidade escolar, interagindo com a comunidade local do Povoado de Guaribas.

O evento de lançamento do projeto e entrega dos instrumentos foi dirigido pelo Secretário de Educação, Iury Mendes, que desde o início deste ano letivo de 2018 veio trabalhando as etapas preparativas na elaboração deste projeto.

Para incentivar o gosto pela Música, a Banca Marcial do Colégio Áureo Filho se fez presente como convidada, fazendo uma apresentação com elogiável desenvoltura.

Conforme a expectativa da equipe gestora e pedagógica, além de disseminar o ensino de Música na escola, este projeto visa oferecer uma formação complementar aos alunos aproveitando o talento e potencial deles para a iniciação musical. Outro ponto esperado é melhorar a prática da disciplina, contribuindo para que o ambiente escolar seja mais prazeroso e melhor aproveitado.