DUAS UNIDADES DO CAMPO CONTEMPLADAS PELO PROGRAMA “CISTERNA NAS ESCOLAS” 03 de maio de 2018 DUAS UNIDADES DO CAMPO CONTEMPLADAS PELO PROGRAMA “CISTERNA NAS ESCOLAS”


Duas unidades da Rede Municipal, localizadas no campo, serão contempladas pelo Programa Cisterna nas Escolas. Tratam-se do Prédio Escolar Maria José Silveira, no Povoado de Guaribas, pertencente ao Núcleo Escolar A, e o Prédio Escolar José Bispo de Almeida, na localidade de Paraíso, região de Caraíbas, no Núcleo Escolar B. O início da construção será nos próximos dias.

O objetivo da ação é garantir a reserva de água com melhor qualidade nas escolas do campo.

Gestores e coordenadores pedagógicos destas duas unidades de ensino estão participando, nos dias 03 e 04 de maio, no município de Santanópolis, da Oficina de Educação Contextualizada, do Projeto Cisternas nas Escolas.


Neste encontro, os educadores estão aprofundando o conhecimento acerca do contexto político social, debatendo a água como direito e sua gestão tendo a cisternas como elemento político pedagógico e dinamizador da convivência com o semiárido.

A conquista se deu através de uma parceria foi firmada entre o MOC (Movimento de Organização Comunitária), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anguera e a Secretaria Municipal de Educação.

No kit do Projeto Cisterna nas Escolas, cada escola será contemplada com a construção da cisterna com capacidade armazenar 52 mil litros de água; 03 filtros de barro por escola; Bomba elétrica; Caixa elevada mil litros e Pia para cozinha, além de formações continuadas de Gerenciamento de Recursos Hídricos na escola e oficina de educação contextualizada.

Fonte: SEC