DEFINIDO TEMA DO CONCURSO DE REDAÇÃO 2018 DA REDE MUNICIPAL 09 de março de 2018 DEFINIDO TEMA DO CONCURSO DE REDAÇÃO 2018 DA REDE MUNICIPAL

“Consciência Ambiental e Mudança de Atitudes: O Pensar e o Agir!”. Este é o tema definido para a 7ª Edição do Concurso de Redação da Rede Municipal.

A sugestão foi acolhida pela Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação a partir das indicações feitas pelo grupo de professores dos anos iniciais da Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida, localizada no Povoado de Guaribas. Todas as demais escolas e núcleos regionalizados também ofereceram contribuições.

O tema para este ano de 2018 estava sendo aguardado com bastante expectativa, pois este ano o Concurso de Redação estará com novas regras, conforme o regulamento abordado durante a Jornada Pedagógica, bem mais próximo da prática e do incentivo da leitura.

A temática sobre “Meio Ambiente” ainda não tinha sido explorada em edições anteriores, apesar de ser uma discussão sempre existente nas escolas. “A ideia é trabalhar não somente a importância de preservar o meio ambiente, pois muitas vezes as pessoas até sabem, mas também incentivar uma cultura que provoque mudança nas atitudes, ou seja, cada um fazer sua parte na prática”, diz o Secretário de Educação, Iury Mendes.

ABORDAGEM PEDAGÓGICA

O tema proposto deve ser inserido nas discussões a serem feitas nas escolas através de pesquisas e aula de campo, debates, apresentações diversas, experiências, relatos, parcerias com a comunidade em atividades diversas e outras ações pedagógicas planejadas a fins de discutir sobre o meio ambiente local, regional, nacional e universal.

Numa visão mais restrita à escola, este tema também poderá colaborar com campanhas de conscientização dos alunos quanto à preservação do ambiente escolar.

A participação no Concurso de Redação acontece por gêneros literários definidos de acordo ao ano em curso, que já estão sendo inseridos nos planejamento de aula dos professores nesta I Etapa Letiva de 2018:

• 2º Ano: Bilhete
  • 3º Ano: Carta
  • 4º e 5º Anos: Poesia
  • 6º e 7º Anos: Notícia
  • 8º e 9º Anos: Dissertação

PERÍODO PARA A PRODUÇÃO DOS TEXTOS

A produção dos textos pelos estudantes ocorrerá entre o período de 14 a 18 de maio. As escolas aproveitarão muitas das produções das atividades realizadas para apresentar para a comunidade durante a Semana do Meio Ambiente, no início do mês de junho.

Este ano uma das novidades é que os alunos produzirão seus textos finais na própria escola, em sala de aula, acompanhados por professores orientadores.

CONFIRA OS TEMAS CONTEMPLADOS

NAS EDIÇÕES ANTERIORES: