Professores da Educação de Jovens e Adultos participaram na sexta-feira (dia 15/12) de uma Jornada Formativa cujo tema foi “Aprendizagem Significativa para os alunos da EJA”.

O objetivo do encontro foi revisar a atual proposta curricular no percurso formativo da EJA na Rede Municipal. Foram colhidas diversas sugestões para a sistematização de um novo documento que ficará pronto até o inicio da Jornada Pedagógica 2018.

INTENSIFICAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO

Como novidade, as séries iniciais do Ensino Fundamental passarão a contar com três anos cronológicos, assim distribuídos: 1º Ano (que foi separado do 2º e 3º); 2º/3º Anos e a conclusão com o 4º/5º Anos. O objetivo da separação exclusiva do 1º Ano foi fortalecer o processo de alfabetização com a garantia de um tempo maior. Antes do 1º Ano, é ofertada a Alfabetização, na Rede Municipal.

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E TEMAS GERADORES

A formação foi organizada pela Diretora Pedagógica da Rede Municipal, a professora Cíntia Rodrigues, em parceria com a direção do CENEJA – Centro Noturno de Educação de Jovens e Adultos. Os trabalhos foram ministrados pelo professor convidado Clodovil Mascarenhas.

Antecedendo o desenvolvimento prático das atividades, foi feita uma sensibilização do grupo sobre a Aprendizagem Significativa, dirigida pelo professor Márcio Vasconcelos, apresentando caminhos e motivos para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em nível dos jovens e adultos através da prática da aprendizagem significativa, ou seja, com sentido concreto para o aluno.

Também foi refletida a importância em priorizar o trabalho pedagógico com temas geradores, de interesse social, com os conteúdos do ensino sendo acoplados às temáticas. Esta prática já é adotada na educação de jovens e adultos da Rede Municipal, seguindo a proposta defendida pelo educador Paulo Freire, mas será intensificada a partir de 2018.

MOTIVAÇÃO E NOVOS RECURSOS PARA A EJA

O encontro formativo foi aberto pelo Secretário Municipal de Educação, Iury Mendes, que motivou a equipe de trabalho do CENEJA com a entrega de novos recursos e equipamentos que possibilitarão uma reestruturação na organização e desenvolvimento dos trabalhos. “São presentes para a equipe de trabalho da EJA. Conseguimos por meio dos recursos que recebemos devido ao aumento no atendimento da EJA que tivemos nesse ano letivo, graças aos mutirões de matrícula escolar que realizamos”, disse o secretário, explicando que neste ano de 2018 o número de alunos na EJA foi ampliado com a abertura de novas turmas.

Foram entregues, pelo Secretário de Educação, 02 notbook’s, 01 caixa de som amplificada, 01 microfone, 01 impressora multifuncional, 04 armários, 02 estantes e 01 máquina encadernadora.

Fonte: SEC