Os encontros formativos do Curso PRÁTICA E AÇÃO finalizaram neste ano letivo de 2017 discutindo a temática do INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA.

Professores que atuam nas Séries Finais do Ensino Fundamental, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, partilharam sobre possibilidades e sugestões no sentido de intensificarem as práticas voltadas para a leitura em sala de aula.

Na quarta-feira, dia 13/12, a discussão foi mediada pelo Professor Márcio Vasconcelos em parceria com a professora Rita de Cássia Freitas, orientando sobre a prática pedagógica que contempla a utilização de Narrativas Matemáticas.

Na quinta-feira, dia 14/12, a discussão foi mediada pela Professora Lenís Almeida, contemplando diversas sugestões de atividades com foco na leitura e escrita para as aulas de Língua Portuguesa e Redação.

SOBRE O CURSO

O curso Prática e Ação foi criado no âmbito da Rede Municipal no ano de 2016, com o objetivo de estabelecer um diálogo formativo e sugestivo sobre as práticas pedagógicas nas disciplinas básicas da Grade Curricular: Língua Portuguesa e Matemática.

Sua proposta prevê a realização de encontros presenciais, numa frequência mensal e a realização de atividades a distância.

Conforme anuncia o Secretário de Educação, Iury Mendes, os professores que completaram no curso uma carga horária mínima de 120 horas, somando os dois anos, passarão a receber em seus vencimentos a gratificação por formação continuada, a partir do mês de fevereiro de 2018.

Para o ano de 2018, a proposta do curso Prática e Ação será reformulada. Para isso, nestes últimos encontros a Secretaria de Educação promoveu uma escuta aos professores cursistas, através de uma ficha de avaliação e auto-avaliação.