3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FOI BASTANTE PARTICIPATIVA 14 de dezembro de 2017 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FOI BASTANTE PARTICIPATIVA

Convocada pela Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Fórum Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação, ocorreu no último dia 12 de dezembro, a 3ª Conferência Municipal de Educação (COMED/ANGUERA), etapa que antecede a conferencia estadual (prevista para março/2018) e a Conferência Nacional (prevista para abril/2018).

O Evento aconteceu na Creche-Escola Maria Vitória Correia, contando com a participação de representantes de diversos segmentos, como Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Professores, Servidores da Educação, além de outros da sociedade civil organizada, a exemplo de sindicatos.

As discussões giraram em torno do tema: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

A palestra de abertura foi feita pelo Professor João Danilo Batista de Oliveira, da Universidade Estadual de Feira de Santana, representando o Fórum Estadual de Educação. Ele conscientizou sobre as propostas prioritárias de financiamento público para todas as etapas do ensino: o ensino infantil, a educação básica e o ensino superior.

Nas discussões específicas dos eixos da CONAE, a 3ª COMED/ANGUERA priorizou a discussão do Eixo II: “Planos Decenais e Sistema Nacional de Educação: Qualidade, Avaliação e Regulação das Políticas Educacionais”, com plenária mediada pelo Professor Márcio Vasconcelos.

Finalizando a plenária, foram eleitos 4 delegados titulares e 4 suplentes para representarem Anguera na Conferência Estadual em 2018. Eles representam segmentos diferentes da educação.

O Prefeito Fernando Bispo esteve presente na abertura solene da 3ª COMED/Anguera, falando sobre a importância em garantir as metas e estratégias traçadas no Plano Municipal de Educação, bem como dialogar com os demais entes federados para a garantia das propostas que devem ser pactuadas. Em sua fala o Prefeito se colocou à disposição para fazer o que for possível, em sua gestão, a fins de investir na melhoria da educação municipal.

O Secretário de Educação Iury Mendes acompanhou o momento das discussões durante toda a plenária, enaltecendo a participação dos segmentos. Ele avaliou o debate como produtivo e enalteceu a presença dos representantes.