DEZESSETE ESTANDES E DIVERSAS APRESENTAÇÕES MARCARAM A 4ª FEIRA DO CONHECIMENTO 22 de novembro de 2017 DEZESSETE ESTANDES E DIVERSAS APRESENTAÇÕES MARCARAM A 4ª FEIRA DO CONHECIMENTO

A 4ª edição da Feira do Conhecimento, evento organizado pela Secretaria de Educação, fazendo parte do calendário letivo da Rede Municipal, foi realizada na terça-feira (21/11), com bastante participação e muito destaque nos estandes e nas apresentações.

Este ano o evento foi sediado no Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho. A abertura oficial ocorreu às 08 horas, com uma destacável apresentação da Banda Marcial.

No palco fixo, instalado ao lado do Colégio Áureo Filho, as apresentações organizadas pelas escolas garantiram a animação, com uma diversidade cultural bastante elogiável.

Além das apresentações, o evento contou com 17 estandes:

Estande de LEITURA: destacou um acervo de livros que estão sendo destinados para as Salas e Cantinhos de Leitura das Escolas Municipais e para reforçar o acervo da Biblioteca Pública Municipal. Foram livros do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); outros doados pela Fundação Pedro Calmon através de parceria entre o município e o Governo do Estado e outros doados pelo Senhor Holly Mendes Vieira, filho de Anguera residente em Salvador.

Coleta Seletiva: apresentou a 1ª experiência de coleta seletiva realizada no município de Anguera, com recolhimento de garrafas pet.

Escola Vitor Bezerra Lola: apresentou objetos musicais, criados pelos alunos, com materiais recicláveis, fazendo parte do Projeto “Música na Educação Infantil”.

Escola Érico Sofia Brandão: montou um vasto cenário com o tema “Jardim Literário”. Houve recital de poesias, jogos musicais, entre outras apresentações.

Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho: trouxe para a Feira do Conhecimento a “Noite Estrelada”. Lá, alunos de diversas séries, explicavam características e as descobertas de cientistas importantes bem como curiosidades sobre os planetas.

Escola Leôncio Horácio de Almeida: apresentou dois estandes, por se tratar de uma escola com Ensino Fundamental I e II. No estande do Ensino Fundamental I, a escola expôs um cenário com atividades e materiais confeccionados por alunos, referente ao projeto “Conto e Reconto”, visando principalmente a Leitura e Escrita dos educandos. No estande do Ensino Fundamental II, a escola apresentou a culminância do projeto “Resgatando Valores”, além de incentivo a leitura e escrita com o projeto Passaporte da Leitura, com atividades confeccionados por alunos.

Escola Maria Rita Alves de Jesus: apresentou o projeto “Raízes da Nossa Terra”, expondo objetos utilizados nos diversos ambientes onde a comunidade está inserida, além de apresentações culturais com dança.

Núcleo Escolar A: apresentou diversas características  da cultura regional, como plantas medicinais, utensílios da vida no campo e materiais produzidos por alunos referente ao projeto.

Núcleo Escolar B: apresentou o projeto “Região Nordeste: sua Gente, Riquezas e Saberes”, mostrando um pouco de cada região do nordeste, e suas características peculiares.

Núcleo Escolar C: levou à Feira  a culminância do projeto “Minha Escola e o Espaço de Leitura”, com mostras de arte e apresentações por alunos.

Centro Noturno de Educação de Jovens e Adultos: apresentou o estande “Cuidando da Saúde do Planeta”. Lá o público conheceu o reaproveitamento de cascas de banana para outros alimentos e conferiu atividades realizadas por alunos no intuito de cuidar do planeta. Também fora destaque as maquetes dos Povoados de Areias e Guaribas confeccionadas pelos alunos.

Centro de Recursos Multifuncionais: mostrou “arte e vivência do cotidiano”, com obras confeccionadas por alunos com necessidades especiais e atendidas com amor e carinho pelos profissionais que diariamente convivem.

Biblioteca Pública Municipal: apresentou e encantou com o seu estande “Hora do Conto”, com momentos de leitura e interação entre alunos.

Fábrica de Costura: expôs diversas produções de costura feitas pelas funcionárias.

Uma exposição fotográfica chamou a atenção de todos. Tratou-se do estande “Beleza Negra Anguerese”, organizado pelos fotógrafos Edson Andrade e Jucilene Martins. Lá estavam expostas fotografias diversas do cotidiano das pessoas bem como descobertas de modelos exaltando a beleza negra anguerense.

Artistas locais puderam também expor suas criações e artesanatos. Um momento de apresentar ao público o que cada um sabe fazer de melhor.

A Secretaria de Saúde montou um posto de atendimento na Feira do Conhecimento. O público contou com serviços de vacinação, teste rápido de HIV além de atendimento odontológico.

O Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS) expôs em seu estande diversos materiais confeccionados nas suas oficinas. Lá o público pode acompanhar o resultado do esforço e arte nas obras.