PROVA BRASIL 2017: APLICAÇÃO COM SUCESSO NO MUNICÍPIO DE ANGUERA 27 de outubro de 2017 PROVA BRASIL 2017: APLICAÇÃO COM SUCESSO NO MUNICÍPIO DE ANGUERA

A Prova Brasil 2017 ocorreu dentro da normalidade na Rede Municipal de Ensino de Anguera.

A aplicação foi realizada na quarta-feira (25/10) nas escolas Érico Sofia Brandão, Cezário Boaventura de Jesus, Leôncio Horácio de Almeida e Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho.  Na sexta-feira (27/10) a aplicação ocorreu na Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus.

Em todas as escolas os alunos foram bem receptivos, na avaliação da Diretora Pedagógica Cintia Rodrigues. “Os alunos estavam conscientizados da aplicação da prova e participaram com dedicação”, assinalou.

De acordo com informações colhidas através do Núcleo de Apoio ao Estudante e à Família (NAEF), entre todas as escolas houve a ausência de apenas um (01) aluno, precisamente no Centro Educacional Profº. Áureo de Oliveira Filho.

Conforme a estatística, participaram da avaliação 133 estudantes das séries iniciais e 95 estudantes das séries finais.

SOBRE A PROVA BRASIL

A Prova Brasil consta de questões de Língua Portuguesa e Matemática, considerados componentes curriculares básicos. Serve como componente para a aferição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), estatística educacional desenvolvida a cada dois anos pelo Ministério da Educação.

Atualmente, o município de Anguera ocupa a primeira colocação no IDEB, em relação ao Território Portal do Sertão, referente às séries iniciais, com a média 4,7 (ano 2015). Nas séries finais a última média do município foi 3.2 (ano 2015). A nota vale numa escala entre 0 a 10.

ACOMPANHAMENTO NA REDE MUNICIPAL

Nas semanas anteriores à aplicação, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação intensificou, junto às escolas, a conscientização acerca da importância da participação dos alunos na Prova Brasil. Também foram aplicados simulados. Destaca-se também que na Rede Municipal o trabalho pedagógico já se baseia na prática dos descritores de aprendizagens exigidos na matriz de referência da Prova Brasil.

Fonte: SEC