Com o objetivo de diagnosticar o nível em aprendizagem nas áreas de Linguagens e Matemática, será aplicada na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, a 1ª edição da Prova do SIGA neste ano letivo de 2024, contemplando as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental.

Um quantitativo previsto de participação é de cento e cinco (105) alunos da Rede Municipal que cursam o 4º Ano. Esse fluxo está distribuído entre nove (09) unidades escolares.

A Prova do SIGA é uma ação da Rede Municipal com foco em diagnosticar o nível de aprendizagem dos alunos frente às habilidades previstas no planejamento.

“A correção é feita de imediato e em dias seguintes, os resultados são apresentados e discutidos com os professores das turmas participantes, e também com os coordenadores pedagógicos das escolas, desencadeando discussões sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos e estratégias de intervenções no planejamento de aula, visando tratar essas dificuldades”, destaca o Supervisor Pedagógico do Ciclo Complementar dos Anos Iniciais, Professor Cristinaldo Sampaio.

Como novidade, a partir deste ano letivo de 2024, a provas aplicadas vão contemplar habilidades abrangentes da área de Linguagens, além de Matemática. Até o ano de 2023, a avaliação se restringia a Língua Portuguesa e Matemática, sendo que nesse novo formato, serão incluídos itens de Arte e de Educação Física.

O Secretário de Educação, Iury Mendes, chama a atenção para o fato de que a Prova do SIGA é uma importante ação própria da Rede Municipal com vistas a colocar os alunos em contato com o formato das avaliações externas que são aplicadas em nível estadual e nacional. “A estrutura da Prova do SIGA é organizada com base nas matrizes de referência do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, aplicado pelo INEP, que também são utilizadas pelo Estado da Bahia na aplicação do SABE”, explica.

Para o mês de maio, estão previstas aplicações das Provas do SIGA em turmas do 2º Ano, do 6º e também do 8º Ano. “As aplicações ocorrem em momentos diferentes para cada série, como maneira de facilitar à logística e o acompanhamento em nível de Rede”, destaca o Secretário de Educação.