Fortalecendo o movimento de implantação gradativa do
Ensino em Tempo Integral na Rede Municipal, um grupo de Professores atuantes no
Ciclo de Alfabetização se reuniu para discutir o currículo e as aprendizagens
essenciais a serem consolidadas com as crianças da faixa de 06 a 07 anos de
idade.
O encontro aconteceu na sexta-feira, 24/11, no Prédio
Anexo da Secretaria de Educação, ministrado pela Formadora Cintia Rodrigues,
que compõe o Comitê Municipal de Implantação Gradativa do Ensino em Tempo
Integral.
O Ciclo da Alfabetização inclui o 1º e o 2º Ano do Ensino
Fundamental, período em que a criança deve avançar e consolidar as habilidades
mais comuns da leitura, escrita e letramento.
Neste Ano Letivo de 2023, de forma experimental, a Rede
Municipal contou com um total de 58 crianças do Ciclo da Alfabetização
matriculadas e estudando em tempo integral, distribuídas entre três unidades
escolares: Escola Municipal Érico Sophia Brandão, Escola Municipal Leôncio
Horácio de Almeida e Prédio Escolar Cezário Boaventura Jesus.
Cintia Rodrigues destaca a forte presença de
conhecimentos que requer uma prática pedagógica lúdica e a inserção de
atividades esportistas como características presentes no currículo do ensino em
tempo integral. “É necessário que o currículo ofereça estímulos às crianças e
contenha aspectos motivacionais para que a ampliação da jornada escolar seja
vista como um atrativo, e não como uma ação cansativa”, considera.
Anguera, como os demais municípios, tem prazo estipulado até 1º de março de 2024 para estruturar a política de Introdução do Ensino em Tempo Integral, contemplando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. No cumprimento desta tarefa, os membros do comitê municipal estão atuando em diversas frentes, tanto no âmbito pedagógico, quanto administrativo e também na organização logística relacionada à parte física das escolas.
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