V COMED/ANGUERA CONSCIENTIZOU SOBRE O PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS 10 de outubro de 2023 V COMED/ANGUERA CONSCIENTIZOU SOBRE O PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Os desafios das políticas públicas educacionais para a década 2024 – 2034 foram discutidas na V Conferência Municipal de Educação de Anguera (COMED/Anguera), em caráter extraordinário, na manhã da terça-feira, 10/10, na Escola Municipal Érico Sophia Brandão.

Com o tema "Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado; Direito à Educação; Diversidade Socioambiental; Justiça na Terra da Liberdade”, as discussões giraram em torno do planejamento, execução e consolidação de políticas públicas que venham contribuir com o desenvolvimento educacional e nível municipal, estadual e nacional.

A V COMED/Anguera desencadeou uma atenção para o próximo Plano Municipal de Educação (PME), a ser construído para a década 2025 – 2035. Participaram do evento diversos segmentos representativos como professores, gestores escolares, profissionais de apoio e membros de setores da sociedade civil.

Na abertura, o Secretário de Educação Iury Mendes destacou a importância no novo PME para o avanço das políticas públicas educacionais, intensificando as metas e estratégias atualmente em vigor, sobretudo as não concluídas, e fortalecendo outras que serão planejadas em conjunto com a sociedade.

A Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professora Marcleide Mendes Vasconcelos, explanou sobre a oportunidade para discutir as políticas públicas do município, ajudando a construir uma educação mais participativa.

A Vice-Prefeita, Karine Ramos, destacou os avanços na educação municipal, principalmente na qualidade que tem sido oferecida aos alunos da educação de jovens e adultos, público que vem aumentando com as políticas de incentivo promovidas pelo governo municipal.

A Palestrante, Professora Rita de Cássia Braz, enfatizou a importância da sociedade civil acompanhar o planejamento de políticas educacionais. “Os desafios são grandes, entraves são encontrados nas pessoas, pois cada segmento profissional tem a sua parte humana que precisa ser respeitada, mas todos, inclusive as famílias, devem se aproximar cada vez mais do planejamento estratégico que determina as ações práticas”, conscientizou.

DELEGADOS ELEITOS PARA A ETAPA ESTADUAL

Na oportunidade foram escolhidos para representar Anguera na Conferência Estadual de Educação, os seguintes delegados: Professora Shirley Oliveira Rodrigues dos Santos (Coordenadora do Fórum Municipal de Educação), Cristinaldo Sampaio Carvalho (Segmento Educacional) e Joana Santana Almeida (Sociedade Civil Organizada), na condição de suplente.

CONFIRA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI