Fortalecendo a Educação Inclusiva e preparando os cidadãos para o convívio social, a Rede Municipal de Ensino está desenvolvendo o Projeto “Libras na Minha Escola”, em referência a setembro, mês de conscientização e visibilidade da comunidade surda.

A ação é coordenada pela Supervisora da Educação Especial, Professora Mariane Pinto, juntamente com os intérpretes Mércia Harlen e Gerson Cruz.

O foco principal do projeto são as escolas Érico Sophia Brandão e Áureo de Oliveira Filho. Cada uma dessas unidades conta com um aluno surdo e com a presença do profissional intérprete.

A abertura das atividades aconteceu na Escola Municipal Érico Sophia Brandão, no dia 04 deste mês. Posteriormente, no dia 11, houve apresentação musical e teatral mobilizando toda unidade escolar, na área livre. O evento teve a presença do Secretário de Educação Iury Mendes.

No Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho (CEPAOF) as atividades terão início na quarta-feira, 13, com apresentação do alfabeto em libras, na Sala de Leitura. Em 26 de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Surdo e da Linguagem de Sinais, estão programadas, na escola, apresentações diversificadas e exibição de filme.

Conforme informação da Supervisão de Educação Especial, atualmente a Rede Municipal conta com quatro (04) alunos surdos, onde dois (02) são acompanhados por intérprete de libras em sala de aula, e os outros dois (02) possuem perda parcial da audição, mas ainda não aceitam a introdução de libras.