ENCONTRO FORMATIVO ABORDOU SOBRE "ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL" NO CEPAOF 02 de setembro de 2023 ENCONTRO FORMATIVO ABORDOU SOBRE "ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL" NO CEPAOF

A importância da orientação educacional para fins de contribuir com o combate à indisciplina cometida por alunos e formação de atitudes mais favoráveis aos estudos foram abordagens predominantes no encontro formativo que reuniu diversos profissionais de apoio ao ensino e representantes dos segmentos da comunidade escolar, no Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho (CEPAOF).

O evento aconteceu no dia 31 de agosto, pela manhã, na Sala de Leitura do CEPAOF, com a participação da Assistente Social que acompanha a escola, da Psicóloga Escolar, do Educador Físico que atua nas relações de diálogo e motivação com os alunos, da Agente de Desenvolvimento Educacional (ADE) que acompanha o fluxo da movimentação nos corredores, pátio e áreas livres, da direção, coordenação pedagógica, representante dos Professores, dos Servidores, dos Pais e/ou Responsáveis e dos Alunos.

A Professora Nancy Santos Caldas, ministrante convidada pela Secretaria de Educação, promoveu uma escutatória sobre a atuação dos profissionais de apoio e sobre a participação dos representantes da comunidade escolar no cotidiano da instituição.

Entre os principais encaminhamentos sugeridos pelo grupo, destacou-se a busca pelo fortalecimento da interação e entre os profissionais de apoio, com a elaboração conjunta de estratégias visando o combate à indisciplina.

Encaminhou-se também a necessidade dos profissionais de apoio manter constante diálogo com os Professores da escola, visando um planejamento articulado e integrado, bem como compartilhar as ações requerendo deles relatos escritos sempre que apresentar reclamações.

A importância da comunidade escolar se apropriar acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), despertou a reflexão dos presentes, constando também entre os encaminhamentos projetados.

Os encontros formativos terão continuidade, de forma gradativa, conforme informa a Secretaria de Educação, numa ação que visa reforçar providências na consolidação de melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem.