RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM SERÁ INTENSIFICADA NA 3ª ETAPA LETIVA 25 de agosto de 2023 RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM SERÁ INTENSIFICADA NA 3ª ETAPA LETIVA

Um conjunto de ações voltadas à “Recomposição da Aprendizagem” foi apresentado às escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal, objetivando a prática durante a 3ª etapa deste ano letivo de 2023.

Entre as ações orientadas, constam: planejamento de intervenções pedagógicas com foco em habilidades essenciais em que alunos apresentam dificuldades nos componentes curriculares, propostas de atividades avaliativas para recuperação do rendimento escolar de forma paralela ao período letivo e apoio psicossocial voltado ao acolhimento do aluno na escola de forma a despertá-los para motivação e estímulo aos estudos.

A apresentação ocorreu no dia 23 de agosto, em encontro formativo ministrado pela Professora Tânia Nunes. Houve a participação do Secretário de Educação, Iury Mendes, da Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Professora Marcleide Mendes Vasconcelos, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e Professores representantes dos Conselhos Escolares.

A “Recomposição da Aprendizagem” surge como uma ação pedagógica estratégica pós-pandemia, mais ampla que a ‘recuperação paralela’ prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996).

Antes de ser apresentada às escolas, foi discutida e aprovada pelo CME como parte integrante das Diretrizes para a Avaliação da Aprendizagem e o Rendimento Escolar. A aprovação se deu na sessão plenária realizada em 21 de agosto.

Clique aqui e leia na íntegra o texto base que orienta a “Recomposição da Aprendizagem” neste ano letivo, na Rede Municipal.