CIDADANIA E DEMOCRACIA NA ESCOLA: ELEITOS E EMPOSSADOS LÍDERES E VICE-LÍDERES DE TURMAS 16 de março de 2023 CIDADANIA E DEMOCRACIA NA ESCOLA: ELEITOS E EMPOSSADOS LÍDERES E VICE-LÍDERES DE TURMAS

O Dia da Escola, 15 de Março, foi marcado por vivências práticas da cidadania e da democracia nas unidades escolares que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental, com a posse dos Líderes e Vice-Líderes das turmas de 6º ao 9º Ano, na Rede Municipal.

A eleição ocorreu no dia anterior, 14/03, com voto secreto, movimentando 12 turmas no Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho (CEPAOF), 07 turmas na Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida (Povoado de Guaribas), 09 turmas na Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus (Povoado de Areia) e 02 turmas no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

Todos os estudantes foram às urnas, construídas com material reciclado, reunindo criatividades por parte dos servidores das escolas.

Durante todo o Ano Letivo de 2023, os Líderes e Vices-Líderes de turma vão participar de formações e receberão orientações sobre as atribuições junto às esferas da unidade escolar. Eles estarão integrando um grupo específico de alunos assistidos pelo Projeto Ação Juventude, desenvolvido no âmbito da Rede Municipal.

A inserção das lideranças de turmas é uma estratégia voltada à formação do aluno protagonista, uma das prioridades na Rede Municipal, para este Ano Letivo de 2023, dentro da temática “Escola Humanizada”.