REDE MUNICIPAL INTRODUZ MÉDIA PONDERADA NA AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR 20 de fevereiro de 2023 REDE MUNICIPAL INTRODUZ MÉDIA PONDERADA NA AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR

A partir deste Ano letivo de 2023 a Rede Municipal de Ensino introduz a média ponderada na avaliação do rendimento escolar, do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

O anuncio foi feito pela equipe de Supervisão Pedagógica durante o seminário que discutiu as novas diretrizes da avaliação para a aprendizagem na Rede Municipal. O evento fechou a programação da Jornada Pedagógica 2023, na sexta-feira, 17/02, no salão do Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho.

ATRIBUIÇÃO DE “PESO” EM CADA ETAPA LETIVA

Cada etapa letiva a pontuação dos alunos em cada componente curricular irá considerar um peso, que será aplicado sobre a nota alcançada de 0 a 10. Para a 1ª e a 2ª etapa letiva, o peso será 3,0. Na 3ª etapa letiva será aplicado peso 4,0.

Dessa forma, as notas na 3ª etapa terão um peso maior, o que exigirá mais atenção dos alunos aos estudos na etapa final do ano letivo.

MUDANÇA REQUER RITMO DE ESTUDO ATÉ O FINAL DO ANO

A mudança tem como objetivo evitar que os alunos com pontuação alta até a 2ª etapa letiva, venham a desacelerar o ritmo dos estudos na 3ª etapa. “Levantamento aplicado junto aos Professores, constatou que um percentual considerado de alunos se dedica menos aos estudos na última etapa do ano, quando estes já alcançaram pontuação suficiente para aprovação”, explicou Cristinaldo Sampaio, Supervisor Pedagógico do 3º ao 5ª Ano.

A mesma justificativa foi apresentada pela Coordenadora Williany Falcão Lopes, que atua nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

A pesquisa junto aos Professores da Rede Municipal foi aplicada no mês de dezembro de 2022.

OFICINAS DEMONSTRATIVAS

A partir do início das aulas, professores, alunos e pais ou responsáveis irão participar de oficinas demonstrativas, em todas as escolas, a fins de obter compreensão sobre como será atribuída a média nos componentes curriculares.

NOVAS DIRETRIZES PARA A AVALIÇÃO

As novas diretrizes para a avaliação do rendimento escolar da Rede Municipal estão em processo de construção. Durante a Jornada Pedagógica foi apresentada uma minuta, que ainda passará por ajustes. No entanto, a introdução da média ponderada, com atribuição de peso, já é uma decisão firmada, em virtude das informações coletadas junto aos Professores Municipais.

A elaboração do documento acontece conforme a Portaria SEC Nº 19/2022. Após ajustes na minuta, o texto final será encaminhado ao Conselho Municipal de Educação (CME) para apreciação.