A Rede Municipal de Ensino terá novas diretrizes para a avaliação da aprendizagem escolar a partir do Ano Letivo de 2023.

Estas diretrizes serão construídas por uma Comissão Colaborativa nomeada pelo Secretário de Educação, Renan Iury Mendes Brito, através da Portaria SEC Nº 19/2022, publicada no dia 1º de dezembro.

Clique aqui e leia a Portaria SEC N° 19/2022.

O objetivo é reconstruir o Documento Orientador da Avaliação do Rendimento Escolar, cujo conteúdo foi validado em maio de 2018.

“Recentemente a Rede Municipal vivenciou uma grande movimentação pedagógica, que se deu com a compreensão acerca da nova BNCC, o estudo do Currículo Bahia, a construção do Documento Curricular Referencial Municipal (DCRM) e as escolas estão construindo a elaboração de seus respectivos Projetos Políticos Pedagógicos. Diante de todo esse contexto, é preciso, agora, estabelecer uma consonância da sistemática de avaliação com todos esses documentos inovadores”, explica.

ETAPAS DO TRABALHO

O Secretário de Educação dar pistas de como será a trajetória de trabalho dos membros nomeados para a Comissão Colaborativa. “Vamos ter momentos de estudos, debates, coleta de sugestões, apreciação pública das diretrizes propostas, e, por fim, o encaminhamento ao Conselho Municipal de Educação para apreciação”, informa.

EIXOS TEMÁTICOS

Sobre os tópicos a serem abordados, o Secretário de Educação informa: avaliação na educação infantil; avaliação no 1º Ano do Ensino Fundamental; avaliação nas demais séries do Ensino Fundamental; instrumentos de avaliação do aluno; avaliação qualitativa; avaliação formativa; avaliação somatória; avaliação na Educação de Jovens e Adultos; Avaliação na Educação Inclusiva; classificação e reclassificação do aluno; conclusão de estudos; e fortalecimento do Sistema de Gestão da Avaliação Municipal (SIGA).

Os membros da Comissão Colaborativa irão atuar em grupos temáticos separados. Dois membros relatores farão a interlocução das discussões, encaminhamentos das decisões e darão corpo à redação do documento.

PARTICIPAÇÃO DO CME

Nessa perspectiva de inovar em termos da avaliação da aprendizagem, a participação do Conselho Municipal de Educação será de fundamental importância, visto que todas as diretrizes elaboradas deverão ser apreciadas e votadas por esse colegiado que tem competência normativa no âmbito do Sistema Municipal de Educação.