PROVA DO SABE NO ÉRICO: ALTA TAXA DE PARTICIPAÇÃO VAI GARANTIR RETRATO FIEL DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA 01 de dezembro de 2022 PROVA DO SABE NO ÉRICO: ALTA TAXA DE PARTICIPAÇÃO VAI GARANTIR RETRATO FIEL DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Alunos do 2º e do 5º Ano da Escola Municipal Érico Sophia Brandão participaram das provas do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE), aplicada esta semana.

O instrumento avaliativo foi aplicado em todo o Estado da Bahia, através de parceria firmada pelo Governo do Estado com as Prefeituras.

A aplicação se restringiu às escolas urbanas que ofertam o Ensino Fundamental. No município de Anguera, para os Anos Iniciais, a Escola Municipal Érico Sophia Brandão foi a única participantes. A taxa de presença dos alunos foi considerada alta nas duas séries, isso significa que o resultado, a ser divulgados daqui a alguns meses, irá retratar com fidelidade a realidade da escola em relação aos níveis de aprendizagem dos alunos.

Quanto aos Ano Finais do Ensino Fundamental, semana passada a prova foi realizada no Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho, para os alunos concluintes do 9º Ano, tendo registrado 93,5% de presença.

PARTICIPAÇÃO DO 2º ANO

Para as turmas de 2º Ano, o objetivo do SABE é aferir o nível do processo de alfabetização e letramento das crianças, bem como a alfabetização matemática, em se tratando da série de conclusão do Ciclo de Alfabetização, que por definição é até os oito (08) anos de idade.

Terça-feira, 29/11, os alunos do 2º Ano realizaram a avaliação de Língua Portuguesa. Juntando os dois turnos, matutino e vespertino, dos 61 alunos previstos, um quantitativo de 57 esteve presente, representando 93,4% de participação. Na quarta-feira, 30/11, na prova de Matemática, compareceram 55 alunos, representando 90,2% de participação.

PARTICPAÇÃO DO 5º ANO

Em relação ao 5º Ano, o objetivo é aferir o nível de consolidação da aprendizagem em relação às habilidades de Língua Portuguesa e de Matemática. Para os dois componentes curriculares, a prova aconteceu na terça-feira, dia 29, contando com a participação de 74 alunos dos 76 previstos. A taxa de presença foi 97,4%.