A ação do “Dia D da
Frequência Escolar”, realizada na Rede Municipal no primeiro dia de aula da 2ª
Etapa Letiva, segunda-feira (06/06), registrou elevado percentual de ausência
dos alunos.
O maior índice de faltas
ocorreu no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), chegando a 72,3% de
ausência dos alunos matriculados. O CEJA, que funciona no espaço cedido pelo
Colégio Áureo Filho, possui 148 alunos matriculados. Deste total, 107 não
compareceram à escola.
Nas escolas de Educação
Infantil, localizadas na sede, a ausência de alunos atingiu 52,7% na Creche
Escola Maria Vitória Correia e 42,8% na Escola Vitor Bezerra Lola. Conforme
relato das equipes escolares, nas últimas semanas tem sido grande o número de
crianças ausentes em virtude de viroses, provavelmente decorrentes do tempo
frio na região.
No Centro Educacional
Professor Áureo de Oliveira Filho, foi computado um índice de faltas de 28% dos
alunos matriculados.
A Escola Municipal Leôncio
Horácio de Almeida, no Povoado de Guaribas, o índice de falta foi de 20,9%.
Na Escola Municipal Maria
Rita Alves de Jesus, no Povoado de Areia, os alunos faltosos representaram
26,3%.
Reunindo as seis unidades
escolares que integram o Núcleo Regionalizado “A”, o índice de ausência dos
alunos foi de 27,7%.
No Núcleo Regionalizado “B”,
houve aula em duas das quatro escolas. O índice de faltas foi de 27%.
O Núcleo Regionalizado “C”
informou à Secretaria Municipal de Educação apenas o Cômputo do Prédio Escolar
Cezário Boaventura Jesus, onde o índice de falta foi de 22,7%.
As turmas da Educação de
Jovens e Adultos em funcionamento na zona rural, que constituem o Projeto
“Educação Popular”, foram contabilizadas de forma independente aos Núcleos. Em
conjunto, registrou-se um índice de 18,4% de ausência dos alunos.
A Escola Municipal Érico
Sophia Brandão realizou a ação, em caráter excepcional, na terça-feira (07/06).
Foi registrado um percentual de 14,5% de alunos ausentes.
AÇÕES DE COMBATE À INFREQUÊNCIA ESCOLAR
A Rede Municipal vem
orientando a todas as escolas a intensificarem as ações de Busca Ativa.
As equipes escolares são
orientadas a fazer contato com as famílias imediatamente após identificar a
ausências dos alunos. No caso da ausência se tornar constante, a recomendação é
que sejam realizadas visitas nas próprias residências, buscando informações
sobre os motivos e desenvolvendo conscientização.
A Busca Ativa conta com o
apoio de duas profissionais Assistentes Sociais que atuam no Projeto “Eu Amo
Minha Escola”.
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