CONFIRA ÍNDICES DE AUSÊNCIA DE ALUNOS POR ESCOLA NO "DIA D DA FREQUÊNCIA ESCOLAR" 08 de junho de 2022 CONFIRA ÍNDICES DE AUSÊNCIA DE ALUNOS POR ESCOLA NO "DIA D DA FREQUÊNCIA ESCOLAR"

A ação do “Dia D da Frequência Escolar”, realizada na Rede Municipal no primeiro dia de aula da 2ª Etapa Letiva, segunda-feira (06/06), registrou elevado percentual de ausência dos alunos.

O maior índice de faltas ocorreu no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), chegando a 72,3% de ausência dos alunos matriculados. O CEJA, que funciona no espaço cedido pelo Colégio Áureo Filho, possui 148 alunos matriculados. Deste total, 107 não compareceram à escola.

Nas escolas de Educação Infantil, localizadas na sede, a ausência de alunos atingiu 52,7% na Creche Escola Maria Vitória Correia e 42,8% na Escola Vitor Bezerra Lola. Conforme relato das equipes escolares, nas últimas semanas tem sido grande o número de crianças ausentes em virtude de viroses, provavelmente decorrentes do tempo frio na região.

No Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho, foi computado um índice de faltas de 28% dos alunos matriculados.

A Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida, no Povoado de Guaribas, o índice de falta foi de 20,9%.

Na Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus, no Povoado de Areia, os alunos faltosos representaram 26,3%.

Reunindo as seis unidades escolares que integram o Núcleo Regionalizado “A”, o índice de ausência dos alunos foi de 27,7%.

No Núcleo Regionalizado “B”, houve aula em duas das quatro escolas. O índice de faltas foi de 27%.

O Núcleo Regionalizado “C” informou à Secretaria Municipal de Educação apenas o Cômputo do Prédio Escolar Cezário Boaventura Jesus, onde o índice de falta foi de 22,7%.

As turmas da Educação de Jovens e Adultos em funcionamento na zona rural, que constituem o Projeto “Educação Popular”, foram contabilizadas de forma independente aos Núcleos. Em conjunto, registrou-se um índice de 18,4% de ausência dos alunos.

A Escola Municipal Érico Sophia Brandão realizou a ação, em caráter excepcional, na terça-feira (07/06). Foi registrado um percentual de 14,5% de alunos ausentes.

AÇÕES DE COMBATE À INFREQUÊNCIA ESCOLAR

A Rede Municipal vem orientando a todas as escolas a intensificarem as ações de Busca Ativa.

As equipes escolares são orientadas a fazer contato com as famílias imediatamente após identificar a ausências dos alunos. No caso da ausência se tornar constante, a recomendação é que sejam realizadas visitas nas próprias residências, buscando informações sobre os motivos e desenvolvendo conscientização.

A Busca Ativa conta com o apoio de duas profissionais Assistentes Sociais que atuam no Projeto “Eu Amo Minha Escola”.