A importância da formalização de uma rede de educação
inclusiva junto às escolas municipais, incluindo uma cadeia de apoio que
abrange as áreas do Desenvolvimento Social e da Saúde, foi o principal objeto
de discussão do I Seminário de Educação Especial que ocorreu no último dia 15
de dezembro.
Durante o seminário, foi firmado compromisso para a
realização de uma ampla campanha de matrícula escolar para o Ano Letivo de
2022, a fins de oportunizar o acesso de pessoas com deficiência à escola.
A estatística do Censo Escolar no Ano Letivo de 2021
registrou o quantitativo de 47 alunos com necessidades especiais incluídos na
Rede Municipal. A possibilidade de ampliação desse quantitativo dependerá da
união de esforços a partir da rede de educação inclusiva, desde a mobilização
de pessoas até a garantia de acompanhamento, da inclusão na sala de aula
regular e no atendimento educacional especializado.
A equipe de assistência social do CRAS apresentou
informação prevendo que um quantitativo em torno de 85% das pessoas que
apresentam necessidades especiais está fora da escola, sendo a maior parte
destas, adultos não alfabetizados.
DECISÕES EMCAMINHADAS NO SEMINÁRIO
O relatório do I Seminário de Educação Especial irá
registrar como encaminhamentos, as ações práticas acordadas para a formalização
da rede de educação inclusiva, da forma descrita abaixo:
1) Ampliação do atendimento educacional especial
desenvolvido pelo Centro de Recursos Multifuncionais (CRM) para atender a
alunos da Creche e da Educação de Jovens e Adultos. Até então o ingresso no CRM
se dava para alunos da pré-escola e do ensino fundamental regular;
2) Realização de uma ampla campanha na comunidade, nos
meses de janeiro e fevereiro de 2022, objetivando dialogar com as famílias das
pessoas com necessidades especiais, a fins de garantir a matrícula escolar e o
acesso ao ensino;
3) Intensificação dos esforços junto à Rede de Apoio
visando garantir acompanhamento feito por profissionais especializados aos
alunos com necessidades especiais, inclusive com registros em relatórios. A
rede de apoio deverá contar com profissionais da educação, do desenvolvimento
social e da saúde;
4) Ampliação de espaço físico do centro de Recursos
Multifuncionais, visando garantir melhores condições à prática e funcionamento
do AEE;
5) Garantia da inclusão na sala de aula regular dos
alunos com necessidades especiais, e a parti daí, a promoção da formação
continuada para professores em atividade, e outros profissionais atuantes no
apoio educacional;
6) Inserção no Projeto Político Pedagógico (PPP) de todas as escolas, da proposta voltada à inclusão dos alunos com necessidades especiais nas turmas regulares.
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