![ENCONTRO FORMATIVO REAVALIOU A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL](upload/encontro_formativo_reavaliou_a_pratica_pedagogica_na_educaca_13112021125350.jpeg)
Visando
intensificar o processo de alfabetização das crianças a partir da pré-escola, a
Rede Municipal promoveu um encontro pedagógico que possibilitou a avaliação da
prática e a realização de encaminhamentos para a construção de novos rumos.
O
evento aconteceu Na sexta-feira (12/11), pela manhã, no Prédio Anexo da
Secretaria de Educação, reunindo profissionais do magistério que atuam na
pré-escola e no 1º Ano do Ensino Fundamental, nas funções de supervisão
pedagógica, coordenação e direção.
Refletiu-se
sobre a intensificação das práticas pedagógicas orientadas para a educação
infantil, a exemplo do brincar, o uso de desenhos e imagens, contação e
recontação de histórias, atividades com músicas, parlendas, exploração do
ambiente alfabetizador favorável ao letramento, a realização de projetos
pedagógicos contemplando temáticas do ambiente natural e cultural, além da
alfabetização matemática.
Conforme
discutido, essas vivências devem ser planejadas sugestivamente com sequências
didáticas que oportunizem as crianças a desenvolverem a sonoridade, a
identificação das letras, formação de sílabas e palavras, bem como desenvolver
a leitura e expandir a imaginação sobre aspectos que estão em sua volta. “Não
se deve ficar apenas no ato do brincar. É preciso que esse brincar provoque o
desenvolvimento cognitivo da criança. As atividades lúdicas devem ter um pano
de fundo que é a expectativa de aprendizagens”, destacou o professor Márcio
Vasconcelos, que mediou o encontro ao lado do Secretário de Educação Iury
Mendes.
Referente
à alfabetização matemática, foi discutida a importância de aprimorar no
planejamento vivências e atividades que favoreçam a comparação, as formas,
noções de quantidades, grandezas e medidas, bem como o conhecimento dos números
iniciais.
Entre
os encaminhamentos, foram elencados pontos como necessidade de auto-avaliação
da prática pedagógica e planejamento de aula, formação do professor visando
atuar como motivador e incentivador das potencialidades de descoberta dos
alunos, intensificação das orientações direcionadas pela coordenação pedagógica
aos professores e a instituição de um Núcleo Municipal de Alfabetização.
O
encontro teve como meta sensibilizar os profissionais responsáveis pela
condução da pré-escola na Rede Municipal para a futura introdução do SAEB –
Sistema de Avaliação da Educação Básica na educação infantil e articular as
possibilidades de chegada das crianças ao 1º Ano do Ensino Fundamental com o
processo de alfabetização já iniciado e em desenvolvimento.
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