ENCONTRO FORMATIVO REAVALIOU A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 13 de novembro de 2021 ENCONTRO FORMATIVO REAVALIOU A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Visando intensificar o processo de alfabetização das crianças a partir da pré-escola, a Rede Municipal promoveu um encontro pedagógico que possibilitou a avaliação da prática e a realização de encaminhamentos para a construção de novos rumos.

O evento aconteceu Na sexta-feira (12/11), pela manhã, no Prédio Anexo da Secretaria de Educação, reunindo profissionais do magistério que atuam na pré-escola e no 1º Ano do Ensino Fundamental, nas funções de supervisão pedagógica, coordenação e direção.

Refletiu-se sobre a intensificação das práticas pedagógicas orientadas para a educação infantil, a exemplo do brincar, o uso de desenhos e imagens, contação e recontação de histórias, atividades com músicas, parlendas, exploração do ambiente alfabetizador favorável ao letramento, a realização de projetos pedagógicos contemplando temáticas do ambiente natural e cultural, além da alfabetização matemática.

Conforme discutido, essas vivências devem ser planejadas sugestivamente com sequências didáticas que oportunizem as crianças a desenvolverem a sonoridade, a identificação das letras, formação de sílabas e palavras, bem como desenvolver a leitura e expandir a imaginação sobre aspectos que estão em sua volta. “Não se deve ficar apenas no ato do brincar. É preciso que esse brincar provoque o desenvolvimento cognitivo da criança. As atividades lúdicas devem ter um pano de fundo que é a expectativa de aprendizagens”, destacou o professor Márcio Vasconcelos, que mediou o encontro ao lado do Secretário de Educação Iury Mendes.

Referente à alfabetização matemática, foi discutida a importância de aprimorar no planejamento vivências e atividades que favoreçam a comparação, as formas, noções de quantidades, grandezas e medidas, bem como o conhecimento dos números iniciais.

Entre os encaminhamentos, foram elencados pontos como necessidade de auto-avaliação da prática pedagógica e planejamento de aula, formação do professor visando atuar como motivador e incentivador das potencialidades de descoberta dos alunos, intensificação das orientações direcionadas pela coordenação pedagógica aos professores e a instituição de um Núcleo Municipal de Alfabetização.

O encontro teve como meta sensibilizar os profissionais responsáveis pela condução da pré-escola na Rede Municipal para a futura introdução do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica na educação infantil e articular as possibilidades de chegada das crianças ao 1º Ano do Ensino Fundamental com o processo de alfabetização já iniciado e em desenvolvimento.