EQUIPE DO NAEF PARTICIPOU DO SEMINÁRIO “VIOLÊNCIA NA ESCOLA”, EM FEIRA DE SANTANA 25 de setembro de 2015

Assistentes Sociais e Agentes do Núcleo de Apoio ao Estudante e à Família (NAEF) participaram no último dia 23 de setembro, do Seminário "Violência na Escola", realizado em Feira de Santana, sob a coordenação da Academia de Educação. 

No evento foram discutidos dados de violência no ambiente escolar, bem como propostas visando diminuí-los ou evitá-los. 

A Assistente Social Ana Carla Bastos, que acompanha algumas das escolas da Rede Municipal de Anguera, avaliou que o evento desencadeou olhares mais direcionados a esta problemática. "Acho que devemos aproveitar em nossa rede o modelo dos registros em que os casos de violência são sistematizados e encaminhados para possíveis providências", analisou. 

O NAEF acompanha e presta apoio aos estudantes das escolas municipais de Anguera em situações diversificadas, sendo responsável pelo diálogo com a família e com órgãos diversos da comunidade. 

O Seminário "Violência na Escola" foi presidido pela professora Anaci Bispo Paim, que é presidenta da Academia de Educação de Feira de Santana. 

EXEMPLOS DE CASOS QUE CARACTERIZAM VIOLÊNCIA NA ESCOLA 

Conforme exposto no seminário, são alguns exemplos de casos que constituem violência nas escolas: violência que inclui golpes, ferimentos, roubos, crimes, vandalismos, depredações de patrimônio, violência sexual; Incivilidades como humilhações, palavras grosseiras e falta de respeito; Violência simbólica ou institucional compreendida, entre outras coisas, como desprazer no ensino, por parte dos alunos, e negação da identidade e da satisfação profissional, por parte dos professores.