A Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus, no Povoado de Areia, e o Prédio Escolar Bernardino Rosário da Silva, anexo do Núcleo Escolar Regionalizado “C” na localidade de Jenipapo, foram contemplados com a construção de cisterna, através do programa Cisterna na Escola.

As cisternas já estão prontas, juntamente com o sistema de bicas, que captará a água da chuva.

As duas escolas possuíam necessidade de água. A Escola Maria Rita, que atende às séries finais do Ensino Fundamental e trabalha pedagogicamente a proposta da Educação no Campo, desenvolve um projeto de Horta Escolar contínua, durante todo o ano. Por sua vez, o Prédio Escolar Bernardino Rosário, que oferece a educação infantil, estava com precariedade de água, inclusive o tanque que possuía antes se encontrava, atualmente, sem condições para uso.

A ação foi possível graças à parceria firmada entre a Secretaria de Agricultura de Anguera e o Consórcio do Território Portal do Sertão. De modo geral, fica fortalecida a proposta da educação no campo, com mais sustentabilidade, nestas unidades escolares.