A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas acontecerá no próximo dia 06 de junho (terça-feira) com a aplicação da prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas. A Olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Na Rede Municipal de Ensino, estão inscritos cerca de 457 alunos, distribuídos entre o 6º ao 9º ano, das escolas Áureo de Oliveira Filho, Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida e Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus.

No período que antecede as provas da primeira fase, as escolas trabalham diversas atividades no contexto da olimpíada, preparando os alunos para a realização das provas.

No Centro Educacional Prof. Áureo de Oliveira Filho, onde estão inscritos 229 alunos, o professor Carlos Henrique afirma que “um dos principais objetivos da OBMEP é descobrir talentos na matemática, e sem duvidas nos surpreendemos com os resultados da olimpíada. Alunos que antes se diziam desmotivados na escola, encontram nas questões olímpicas um jeito novo que a matemática aborda os conteúdos. O que era um emaranhado de dúvidas se dilui com a resolução dessas questões. Gosto de desafiar meus alunos com essas questões olímpicas e demonstrá-las de forma prática, facilitando assim a aprendizagem da turma. Outro ponto de destaque no uso da OBMEP na sala de aula é o estímulo ao raciocínio lógico dos alunos, o qual contribui não só para a matemática, mas também para outras áreas afins.

Abner Braz Lima, aluno do 9º Ano do Centro Educacional Prof. Áureo de Oliveira Filho acredita que: “a prova da OBMEP é muito importante na educação, pois além de descobrir jovens com talentos em matemática, mostra quem tem mais dificuldades (como eu) para que os orientadores busquem novas formas de ensino. A OBMEP mostra também que os talentos podem vir de qualquer lugar, desde uma escola ampla e com uma bela estrutura até a escola mais pobre com nenhuma estrutura, conseqüentemente mostra que é o esforço e determinação que fazem a diferença.

Localizada no Povoado de Guaribas, a Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida terá 118 alunos participando da OBMEP este ano. Nesta Escola o Professor Cláudio Vasconcelos considera: “muito importante para o ensino e o aprendizado da matemática, estimula os alunos a quererem sempre buscar mais, procurar mais, ou deveria estimular, cabe também ao professor mostrar a importância da OBMEP antes para seus alunos, onde eles irão participar de uma competição, onde no final poderão ser recompensados de alguma forma, com uma menção honrosa, quem sabe uma medalha, uma bolsa de estudos, tudo isso os alunos precisam estar cientes, e nós professores percebemos que após a aplicação de algumas provas eles perguntam sobre o desempenho deles, quantas questões acertaram, ou os vemos discutindo com os colegas, as questões que acertaram, ou tiram dúvidas com os professores. O professor deve, portanto, trabalhar as questões com os alunos antes, para que esses possam ir fazer a prova um pouco mais preparado e com um pouco mais de vontade, ou muito mais vontade, de querer responder aquelas questões, para não responder de qualquer forma. Considero a OBMEP um projeto muito importante, que deveria ser mais trabalhado por parte dos professores, onde possam estimular os alunos a quererem participar e a se saírem bem, onde só tem a ganhar com isso, tanto os alunos, como os professores e o colégio.

Lailton Santos Almeida, que tem tenho 14 anos, aluno do 8° ano da Escola Leôncio Horácio de Almeida ver a OBMEP como “uma iniciativa muito importante para aumentar meus conhecimentos em relação a matemática, valorizando e premiando os estudantes que tiverem melhor desempenho na prova. Elevando o nome do aluno, do professor, da escola e, conseqüentemente, da nossa cidade. Por isso, vamos todos estudarmos para colocarmos mais uma vez o nome da nossa escola num lugar de destaque no cenário nacional.

Também participando deste certame, esta a Escola Maria Rita Alves de Jesus, que conta com 110 alunos, lá o professor Luis Vieira trabalha de forma prática e teórica com o componente curricular de matemática e afirma que: “a Olimpíada de Matemática é importante pois incentiva os alunos a aptidão pelos cálculos e resolução de problemas, a descobrirem novos talentos no campo das ciências exatas e desenvolver o raciocínio lógico para construção de estratégia e habilidades para resolução de situações problemas”.

A aluna Manuela Matos de Jesus, da turma do 9º ano, diz que gosta da OBMEP por que: “tem como objetivo estimular o conhecimento do estudante, mostrando o quão importante é a matemática para o nosso desenvolvimento. Através dessa prova, é possível avaliar as dificuldades de cada aluno e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, além disso, identificar jovens talentos e incentivá-los a ingressarem nas áreas científicas e tecnológicas”.

Após as correções, estaremos divulgando aqui os alunos classificados para a 2ª fase da OBMEP.