EXEMPLOS DE ALUNOS CICLISTAS 15 de agosto de 2016 EXEMPLOS DE ALUNOS CICLISTAS

Nemias Pinto Nascimento, 11 anos, 5º Ano, turma B, vespertino, na Escola Municipal Érico Sofia Brandão, e Railane da Silva França Santana, 12 anos, 7º Ano vespertino no Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho, são exemplos de Alunos-Ciclistas.

Ambos residem na localidade de Bebedouro. Diariamente, para chegarem até a escola, eles utilizam dois tipos de transporte: a bicicleta escolar (de casa até a estrada rural mais próxima) e o ônibus (da estrada rural até a sede de Anguera).

O trajeto feito por Nemias, na bicicleta escolar, é de 2 Km, enquanto Railane pedala 2 Km e 200 metros, sempre no horário de meio dia e novamente no final da tarde, ao retornarem.

Eles guardam a bicicleta num local conhecido na comunidade como Casa de Roque, onde pegam o ônibus para se deslocarem à sede do município.

Tanto Nemias quanto Railane se destacam como exemplos de alunos-ciclistas, pela conservação da bicicleta escolar, constantes manutenções providenciadas pelos pais e o cumprimento de regras, a exemplo do uso do capacete.

Nemias reside com os pais, tios e dois primos. É um aluno esforçado nas tarefas. Fora da escola, brinca de vaqueiro, gosta de assistir TV e jogar bola. Ele considera “muito bom” o uso da bicicleta escolar.

Railane reside com os pais, mas também se apega aos avós. É dedicada às atividades escolares. Fora da escola, gosta das boas amizades e se diverte tendo o baleado como um esporte. Ela diz que a bicicleta escolar facilita o horário de deslocamento de casa até o ponto de ônibus. “Sem a bicicleta, eu teria de sair mais cedo de casa, antes do meio dia, e andaria aproximadamente uns 30 minutos. A bicicleta facilita meu deslocamento”, considera.

A bicicleta escolar faz parte do Programa Caminho da Escola, sendo utilizada como transporte para alunos residentes em localidades consideradas de difícil acesso. Foi uma novidade que chegou à Rede Municipal de Anguera no ano letivo de 2012.