APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL 08 de agosto de 2015

                                               

A prática pedagógica contextualizada, priorizando a aprendizagem significativa, tem inicio desde cedo na Rede Municipal de Ensino de Anguera. Exemplo disso se consolida na Escola Vitor Bezerra Lola, que atende a Educação Infantil. 

Trabalhando de maneira lúdica a contagem e o registro de quantidades, a professora Jéssica Brito Reis, explorou a interdisciplinaridade numa aula que contou a História da Matemática, a partir da compreensão de historinhas contadas. 

Como atividade, as crianças do Nível I da Educação Infantil, com 04 anos de idade, da turma A vespertino, construíram cartazes retratando a História da Matemática, após a contação da historinha "Seu Lobato tinha um Sítio", sendo também explorados conhecimentos sobre os animais que havia no sítio. 

A coordenadora pedagógica, professora Jacqueline Santos, avaliou que o momento de aprendizagem foi muito significativo e prazeroso, tendo favorecido a interdisciplinaridade, com a abordagem de diversas áreas do conhecimento. 

A matemática era o foco principal, através da contagem e registrou dos animais, mas foi possível trabalhar também linguagem oral e escrita e natureza e sociedade, focando letra inicial, leitura de imagens, nomes dos animais, características, onde vivem e a alimentação", explicou a coordenadora.