ANGUERA PARTICIPOU DE FORMAÇÃO DA REDE PCR 27 de abril de 2016 ANGUERA PARTICIPOU DE FORMAÇÃO DA REDE PCR

Representantes de secretarias e conselhos municipais de Educação, da APLB e de outros sindicatos, participaram nos dias 26 e 27 de abril, do encontro formativo da Rede de Assistência Técnica Formativa para Elaboração/Adequação e Gestão de Planos de Carreira e Remuneração (Rede PCR Bahia). O encontro aconteceu em Feira de Santana.

Estiveram presentes representando o município de Anguera: Jirlane Vieira Ferreira (Técnica da Secretaria de Educação), Núbia Vieira (Presidente do Conselho Municipal de Educação), Florisdete Ferreira (representante da APLB) e Fabrício Alves Coelho (Representante do Sindicato dos Servidores Públicos).

A formação tem como objetivo o atendimento à meta 18 do Plano Nacional de Educação, que prevê que todos os municípios construam ou faça revisões em seus Planos de Carreira. A Rede PCR tem como meta discutir a viabilidade financeira e a sustentabilidade dos planos de carreira dos municípios.

“Existem muitos desafios em relação à lei do piso. Muitos municípios alegam que não pagam o piso devido aos planos de carreira. Buscamos debater e orientar sobre a aplicação dos recursos que os municípios têm recebido; por tabela, verificar a viabilidade financeira desses planos de carreira, se realmente são sustentáveis para atender aos anseios da classe dos professores, além do aspecto financeiro”, explica Antônio Claudemir Carneiro, avaliador educacional que acompanhará o município de Anguera.

A iniciativa é do Mistério da Educação, através da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), realizada na Bahia pelo Pro¬grama de Apoio à Edacação Municipal (Proam) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

“O Plano de Carreira não é apenas técnico, ele envolve a vida dos profissionais; isso é delicado. Precisamos realmente nos preocupar com o seu desenvolvimento”, garante o coordenador estadual da Rede PCR, Renê Silva.

Fonte: INFORMAÇÕES DA SEDUC/Feira de Santana