EJA ITINERANTE ATENDE 63 ALUNOS NA SEDE DO MUNICÍPIO NESTE ANO DE 2016 13 de abril de 2016 EJA ITINERANTE ATENDE 63 ALUNOS NA SEDE DO MUNICÍPIO NESTE ANO DE 2016

O Projeto EJA Itinerante, que contempla a Educação de Jovens e Adultos na alfabetização e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, está contemplando neste ano de 2016, na sede do município de Anguera, um total de 63 alunos. Interessados ainda poderão realizar matrícula, procurando a equipe da EJA para manifestar interesse.

O fluxo está dividido em três turmas: Alfa-Eja (28 alunos), 1º/2º e 3º Ano (18 alunos) e 4º e 5º Ano (17 alunos).

Diariamente, três professoras percorrem a residência dos alunos ministrando aula itinerante.  São adultos que durante o período de matrícula comprovaram não poderem comparecer diariamente à escola.

Visitando a residência dos alunos, o professor trabalha os conteúdos de aprendizagem, que constam na proposta curricular específica para o curso nesta modalidade. Presencialmente, os estudantes vão à escola em datas pré-agendadas, geralmente uma ou duas vezes na unidade.

A professora Maria da Conceição Lobo de Oliveira, que acompanha a turma de alfabetização, conta que “a princípio existe uma resistência por parte dos alunos, pois eles acham que não conseguirão aprender”. “Porém, depois das primeiras aulas, conhecendo melhor o projeto, eles se apaixonam, e além de aprenderem a ler e a escrever, também melhoram o psicológico”.

A professora Jose Lourdes Almeida de Souza, da turma 1º/2º/3º Ano, avalia que “os alunos possuem potencial diferenciado, muita percepção da vida e das coisas envolta. Eles se sentem valorizados e o professor itinerante percebe que esses adultos precisam disso, dessa valorização. Acaba sendo um trabalho gratificante”.

A professora Gilzete Bastos, da turma 4º/5º Ano, diz que “houve aceitação do projeto por parte de seus alunos, que se mostraram interessados em aprender e a participar”.

Fonte: SEC