II EDIÇÃO DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REALIDADES E DESAFIOS 02 de abril de 2016 II EDIÇÃO DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REALIDADES E DESAFIOS

Professores que atuam nas escolas nucleadas da zona rural, na Educação Infantil e do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, participaram no dia 30 de março do II Seminário de Educação do Campo, promovido pela Supervisão Pedagógica da Secretaria de Educação. Foi abordado o tema "Educação no Campo: realidades e desafios".

De acordo com a professora Cíntia Rodrigues Oliveira, uma das ministrantes, o encontro possibilitou "refletir sobre a Educação no Campo, levando em consideração sua realidade e desafios, no intuito de fortalecer suas estratégias e ações. Foi um momento de muita discussão, com contribuições significativas, no que se refere a temática discutida, considerando os desafios e possibilidades do trabalho em turmas multisseriadas, para o fortalecimento das ações pedagógicas desenvolvidas nesse contexto educacional”.

A pedagoga Taciara dos Santos Costa, também ministrante, considerou o momento como "um momento produtivo e de grande reflexão para todos que participaram e interagiram no Seminário. Discutimos sobre a organização do trabalho pedagógico, sobre os desafios enfrentados diariamente e, sobretudo a formação pessoal do professor, pois precisamos olhar para a escola de forma que endentamos que não é apenas o currículo quem determina a construção do conhecimento, implica diretamente na formação dos professores, pois o currículo poderá ser flexível, mas se os professores não estiverem preparados para estratégias e metodologias voltadas para este publico, o trabalho não surtirá a qualidade esperada”.

".

Atualmente a Educação do Campo, nas escolas nucleadas, assiste um total de 141 alunos da Educação Infantil e 258 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, incluindo também a Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida, no Povoado de Guaribas.