TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS ESTÃO SELECIONADAS NO PRÊMIO RECONHECIMENTO "MAIS PROFESSORES"
19 de dezembro de 2025
TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS ESTÃO SELECIONADAS NO PRÊMIO RECONHECIMENTO "MAIS PROFESSORES"

Docentes de três unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Anguera foram contemplados pelo Reconhecimento Mais Professores, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que integra o Programa Mais Professores para o Brasil.

A ação tem como objetivo valorizar o trabalho docente na educação básica pública, premiando professores de escolas com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em Anguera, foram reconhecidas as seguintes unidades: Escola Municipal Érico Sophia Brandão, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Escola Leôncio Horácio de Almeida, nos Anos Iniciais e Finais; e Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus, nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Os professores selecionados receberão um voucher no valor de R$ 3 mil, pagos diretamente pelo Governo Federal, destinado exclusivamente à aquisição de equipamentos tecnológicos, como computadores, notebooks e tablets, contribuindo diretamente para o fortalecimento da prática pedagógica.

 

COMO ACONTECE A SELEÇÃO DOS PROFESSORES

O processo de reconhecimento tem início nas secretarias de educação, a partir de uma listagem previamente definida pelo MEC, com base nos dados do Censo Escolar de 2024 e nos resultados do Ideb. Essas listagens já indicam as escolas contempladas e a quantidade de professores elegíveis em cada unidade. Cabe à secretaria acessar o sistema do MEC/Capes (Simec) para confirmar e enviar os dados dos professores já indicados, assumindo a responsabilidade pela veracidade das informações prestadas e respeitando o prazo estabelecido pelo ministério. Nessa etapa, a secretaria não seleciona novos nomes, mas apenas valida e informa os dados dos docentes previamente elegíveis, dando início formal ao processo de reconhecimento.

Clique aqui e confira a relação dos professores selecionados.

 

PASSOS PARA RECEBER O PRÊMIO

Após a secretaria de educação informar a elegibilidade do docente ao MEC, o professor precisa confirmar e solicitar formalmente o reconhecimento acessando o site da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). O docente terá o prazo de até 90 (noventa) dias corridos para manifestar interesse à premiação, contados a partir da data em que o sistema eletrônico for disponibilizado pelo MEC. Somente depois dessa confirmação e da validação dos dados pelo MEC o professor passa a ser oficialmente reconhecido no programa.

 

SOBRE O PRÊMIO

Os docentes que tiverem o reconhecimento validado receberão um crédito no valor de R$ 3.000,00, disponibilizado por meio de um cartão emitido pelo Banco do Brasil. Esse recurso não é em dinheiro e não pode ser sacado: ele deve ser utilizado exclusivamente para a compra de equipamentos tecnológicos, como computadores, notebooks, tablets ou equipamentos similares, com a finalidade de aprimorar a prática pedagógica e apoiar o trabalho docente.

Após utilizar o crédito, o professor deve guardar as notas fiscais e comprovantes das compras realizadas, pois o próprio professor deverá prestar contas através e poderá ser solicitado a comprovar o uso correto do benefício, assegurando que o recurso público foi aplicado exclusivamente para os fins previstos pelo programa.

Clique aqui e leia outras informações na Portaria CAPES nº 358, de 12 de dezembro de 2025.