A Audiência Pública de Apresentação e Avaliação do Relatório da Década 2015 – 2025 do Plano Municipal de Educação (PME) de Anguera foi marcada pela presença de um grande número de pessoas representando os diversos segmentos educacionais e a comunidade local.
O evento aconteceu no dia 12 de dezembro, no Auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Arthur Vieira de Oliveira (CETIAVO).
Foram apresentados os resultados monitorados pelo município de Anguera em torno das vinte (20) metas estabelecidas pela Lei Nº 186, de 22 de junho de 2015, que instituiu o PME, e suas atualizações posteriores.
O Secretário Municipal de Educação, Renan Iury Mendes Brito, destacou grandes conquistas alcançadas durante os dez anos, e ressaltou desafios enfrentados pelo município. “Temos muito que comemorar e reconhecemos também pontos que precisamos avançar”, destacou.
O Secretário destacou o fortalecimento da educação especial, com a disponibilização de um quadro funcional de apoio em todas as escolas, investimentos na acessibilidade, a ampliação das salas de recursos multifuncionais e a oferta do atendimento educacional especializado (AEE). “Paralelo a esses investimentos, percebemos o aumento da demanda nas escolas”, sinalizou.
Na meta nº 7, que trata das avaliações externas, Anguera chega ao final da década do PME se destacando na oitava colocação entre os 417 municípios da Bahia, no melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) corresponde aos anos inicias do Ensino Fundamental. A nota de Anguera na última aferição, que corresponde ao ano de 2023, é 6,8, enquanto a média estadual é 5,3 e a média nacional é 6,0.
O texto do relatório foi aprovado por aclamação. Nos próximos dias, será encaminhado à Equipe Estadual de Monitoramento, juntamente com toda documentação comprobatória da Audiência Pública. Também será enviado ao Conselho Municipal de Educação (CME) e outros órgãos de controle.
O próximo PME corresponderá ao decênio 2026 – 2036, contemplando desafios que são constantes na construção educacional e novos objetivos direcionados pelo novo Plano Nacional de Educação (PNE).
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O ÁLBUM COM TODAS AS FOTOS.