O município de Anguera vivenciou dois dias intensos em prol da mobilização educacional pela alfabetização, com a aplicação das provas de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) para as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental.
As avaliações ocorreram, respectivamente, na quarta-feira e na quinta-feira (dias 12 e 13/11), nas seguintes unidades escolares: Escola Municipal Érico Sophia Brandão, Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida e no Prédio Escolar Cezário Boaventura Jesus.
Foi elevada a presença crianças do 2º ano nos dois dias da avaliação, demonstrando o engajamento de toda a comunidade escolar. A alta taxa de comparecimento reflete o entendimento da importância do SABE não apenas para a avaliação individual dos alunos, mas para o planejamento de políticas públicas educacionais que buscam aprimorar o ensino em Anguera.
O evento foi marcado por uma forte articulação entre pais, professores, coordenadores pedagógicos, gestores e a comunidade escolar em geral, que se uniram para incentivar as crianças e garantir as condições necessárias para a realização da avaliação.
A Secretaria Municipal de Educação prestou apoio às escolas com a garantia de uma logística satisfatória, reforço das equipes de Busca Ativa, recursos lúdicos para acolhimento especial das crianças, apoio de assistentes sociais, psicólogos e psicopedagogos, entre outras ações.
No percurso do ano letivo, professores se empenharam para garantir as aprendizagens em conformidade com as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Matriz de Referência utilizada para as avaliações externas.
As crianças participaram de quatro avaliações do SIGA, cujos resultados foram utilizados para diagnosticar as dificuldades mais críticas voltadas à escrita, leitura, ao letramento e à alfabetização matemática. De posse dos dados, professores e coordenadores pedagógicos, orientados pela supervisão pedagógica, buscavam aprimorar as intervenções pedagógicas e as atividades de recomposição das aprendizagens.
Os resultados da avaliação do SABE correspondentes a esta edição do ano 2025, serão divulgados no 2º semestre de 2026. Atualmente, com base na avaliação de 2024, o município de Anguera tem uma taxa de 55,95% das crianças alfabetizadas na idade certa, ocupando a 19ª colocação entre os 417 municípios do estado da Bahia.