AVALIAÇÃO DO SABE PARA O 2º ANO ACONTECE NESTA QUARTA E QUINTA COM PARTICIPAÇÃO DE 73 CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL
11 de novembro de 2025
AVALIAÇÃO DO SABE PARA O 2º ANO ACONTECE NESTA QUARTA E QUINTA COM PARTICIPAÇÃO DE 73 CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL

Setenta e três (73) estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental participam esta semana das provas de Língua Portuguesa e de Matemática do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), na Rede Municipal de Ensino de Anguera.

Este quantitativo está distribuído da seguinte forma: 45 crianças na Escola Municipal Érico Sophia Brandão, 15 crianças na Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida e 13 crianças no Prédio Escolar Cezário Boaventura Jesus.

Na quarta-feira (12/11) será aplicada a avaliação de Língua Portuguesa e na quinta (13/11), a avaliação de Matemática. A divulgação do resultado ocorre alguns meses depois e determina a taxa municipal de crianças alfabetizadas na idade certa, aferida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Atualmente a taxa do município de Anguera é de 55,95% das crianças alfabetizadas na idade certa, tendo como base a edição do ano de 2024 do SABE. Este percentual rende a Anguera a 19ª colocação entre os 417 municípios do estado da Bahia.

Durante este ano letivo de 2025, as crianças se prepararam participando de atividades do projeto de leitura em suas respectivas escolas, avaliações diagnósticas, testes de fluência leitora, atividades de recomposição da aprendizagem, entre outras.

Fortalecendo as práticas de ensino, os professores trabalharam o Planejamento Referencial do Ciclo da Alfabetização, documento sistematizado no âmbito da Rede Municipal, que apresenta um diálogo aproximado entre o currículo proposto para o 1º e o 2º ano, e a matriz de referência das avaliações externas.