MISSÃO CUMPRIDA! CENTO E OITENTA E OITO ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPARAM DA PROVA DO SAEB EM ANGUERA
24 de outubro de 2025
MISSÃO CUMPRIDA! CENTO E OITENTA E OITO ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPARAM DA PROVA DO SAEB EM ANGUERA

A semana letiva chega ao final com uma importante missão cumprida na Rede Municipal de Ensino de Anguera. Onze turmas de 5º e 9º ano realizaram na última quarta-feira, 22 de outubro, a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Conforme levantamento paralelo feito pelas escolas, compareceram à avaliação 89 dos 90 alunos previstos para o 5º ano e 99 dos 102 alunos aptos do 9º ano. A média foi considerada alta. Os alunos faltosos apresentaram atestado à direção das escolas.

Participaram da avaliação, as seguintes unidades: Escola Municipal Érico Sophia Brandão (5º ano), Prédio Escolar Orlando Carneiro (5º ano), Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida (5º e 9º ano), Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho (9º ano) e Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus (9º ano).

Durante todo o ano letivo, assim como no percurso dos anos iniciais e dos anos finais do Ensino Fundamental, a preparação dos alunos se deu dentro de uma proposta pedagógica focada no comprometimento dos professores da Rede Municipal em trabalhar suas práticas a partir das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular, enriquecendo as aulas com os conhecimentos regionais.

O Secretário de Educação Iury Mendes, destaca a importância da avaliação para o planejamento das políticas púbicas educacionais e para aprimoramento do planejamento escolar, a partir da reflexão sobre as proficiências a serem alcançadas pelas escolas em Língua Portuguesa e Matemática. “Utilizando os resultados como parâmetros para as ações de gestão e das práticas pedagógicas, as escolas e as redes de ensino terão muito a avançar na busca constante de uma melhor qualidade, da equidade e inclusão”, considera.

Cristinaldo Sampaio, supervisor pedagógico e coordenador do processo de mobilização do SABE/SAEB, explica que o sucesso da aplicação foi resultado de um trabalho articulado e colaborativo entre as escolas da rede. “Desde o início do ano, desenvolvemos ações de engajamento com os professores e estudantes, promovendo avaliações formativas, formações e momentos de motivação nas escolas. O compromisso das equipes gestoras e docentes foi fundamental para garantir o alto índice de participação e o envolvimento dos alunos com a prova”, conta.

Cristinaldo também destaca o projeto “Eu Faço Parte do SAEB 2025”, que envolveu estudantes de diferentes escolas na criação e escolha do mascote da campanha, como uma das ações pedagógicas que fortaleceram o sentimento de pertencimento e entusiasmo em torno da avaliação. “A elaboração do mascote foi um momento de grande mobilização e criatividade. Os alunos se sentiram protagonistas, compreenderam a importância de seu papel no processo avaliativo e mostraram, mais uma vez, que fazem parte de uma rede comprometida com o aprendizado e com a melhoria contínua da educação em Anguera”, acrescenta.

A prova do SAEB, aplicada pelo Instituto de Pesquisas e Estatísticas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação, é um dos componentes utilizados para aferir o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Na última edição, no ano de 2023, o município de Anguera obteve a oitava melhor nota do Estado da Bahia, para os anos inicias, alcançando 6,8; e para os anos finais, ficou na 24ª colocação, com nota 4,9.