A prova do SAEB 2025 será aplicada nesta quarta-feira, 22 de outubro, na Rede Municipal de Ensino de Anguera, com a participação de quatro escolas. Os estudantes participantes, das turmas de 5º e 9º ano, estão mobilizados para garantir a efetiva presença.
No transcorrer do ano letivo, a Rede Municipal promoveu diversas ações motivacionais, incentivando as turmas de 5º e de 9º ano, público específico da avaliação. Os estudantes foram conscientizados sobre a importância da prova, tiveram acompanhamento feito por profissionais de apoio ao ensino, participaram de oficinas de recomposição da aprendizagem e realizaram avaliações prévias do SIGA (Sistema de Gestão da Aprendizagem) no âmbito da Rede Municipal.
Referente ao 5º ano, série conclusiva dos anos iniciais do Ensino Fundamental, está previsto a participação de um quantitativo de 90 estudantes, distribuídos entre seis (06) turmas, nas seguintes unidades: Escola Municipal Érico Sophia Brandão, Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida e Prédio Escolar Orlando Carneiro.
Do 9º ano, série conclusiva do Ensino Fundamental, cento e dois (102) estudantes estão aptos à avaliação, distribuídos em cinco (05) turmas, abrangendo o Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho, a Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida e a Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus.
Entre as ações de motivação, destacou-se, para as turmas de 5º ano, o personagem Zezinho, ícone eleito pelas crianças como “mascote do SAEB”. Desde o início do ano letivo, diversas atividades lúdicas e descontraídas fizeram parte do cotidiano das crianças, mescladas com o intenso ritmo de estudo.
Para as turmas de 9º ano, o Programa Aluno Monitor agregou bastante incentivo, contribuindo com as ações de recomposição da aprendizagem e incentivando a formação de grupos de estudos entre os estudantes. As turmas também participaram de constantes rodas de conversa e diálogos motivacionais.
A prova do SAEB avalia a qualidade da Educação Básica e coleta importantes dados sobre as escolas, que são transformados em indicadores de qualidade, equidade e eficiência do ensino. Os resultados orientam políticas públicas voltadas à educação e permitem uma análise pedagógica sobre a proficiência dos estudantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Matemática.
Na última edição do SAEB, a Rede Municipal de Ensino de Anguera registrou o 8º melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), para os anos iniciais do Ensino Fundamental, entre os 417 municípios da Bahia, obtendo nota 6,8. Para os anos finais, a Rede Municipal registrou a nota 4,9.