Duas estudantes da Rede Municipal de Ensino de Anguera estão na comitiva que representa o Território Portal do Sertão na etapa estadual da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).
O evento está acontecendo no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, dentro da programação da 6ª edição da CNIJMA, que este ano discute o tema “Com Educação e Justiça Climática vamos Transformar o Brasil”. Teve início ontem (25/09) e finaliza nesta sexta-feira.
A estudante Isabelle Suzart Moura, 9º ano, do Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho (CEPAOF), está expondo as etapas e os resultados do Projeto “Educar, Separar, Preservar: o Papel da Escola na Redução do Descarte Indevido do Plástico”, cujo objetivo é proporcionar condições para que a comunidade escolar e local adote práticas corretas de separação dos resíduos recicláveis, especialmente plásticos, visando à redução dos impactos ambientas decorrentes do descarte inadequado desses materiais. Neste projeto, foi dado destaque à coleta seletiva de garrafas pet que são destinadas à fabricação de vassouras ecológicas, um projeto de empreendedorismo e sustentabilidade desenvolvido pela Associação Manoel Cajazeira.
A estudante Ana Beatriz dos Santos Silva, 9º ano, da Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus, está defendendo o Projeto “Da Casca à Colheita: Compostar para Cultivar”, que relata a importância de um sistema de compostagem na escola, transformando resíduos orgânicos em adubos utilizados na Horta Escolar. A Escola Maria Rita, cuja proposta pedagógica é voltada à Educação do Campo, mantém uma Horta Escolar permanente, onde os produtos colhidos são utilizados para reforçar a alimentação escolar.
Os dois projetos foram selecionados para a etapa estadual da CNIJMA mediante o destaque na etapa regional. Relembre.
As estudantes Isabelle Suzart e Ana Beatriz estão acompanhadas pela Professora Renata dos Santos Moreira, articuladora de projetos da etapa dos anos finais do Ensino Fundamental, na Rede Municipal.