O Conselho Municipal de Educação (CME) de Anguera recebeu homenagem de Reconhecimento Público prestada pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e pelo Ministério Público da Bahia, por sua atuação ativa e comprometida, tendo como destaque o acompanhamento junto às escolas e as diversas ações de fortalecimento do Sistema Municipal de Ensino.
A homenagem foi prestada durante a programação do VIII Seminário Saber Melhor, que ocorreu em Salvador, nos dias 15 e 16 de setembro, na sede do Ministério Público.
Através do Projeto “Saber Melhor”, o MP da Bahia, em parceria com a UNCME, vem promovendo atividades que fortalecem os Conselhos Municipais de Educação em todo o estado, por meio de palestras, seminários e cursos de capacitação para os conselheiros.
O Seminário teve como tema “O DIREITO À EDUCAÇÃO E A CONCRETIZAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA”. Ao longo do evento, foram debatidos temas relevantes, como: os Planos Decenais de Educação; a atuação do Ministério Público em defesa do direito à educação; a parceria entre o MP e os Conselhos Municipais de Educação; a Gestão Democrática; o Programa Bahia Alfabetizada e os índices de alfabetização no estado; a importância da intersetorialidade nas políticas públicas educacionais; o acompanhamento das ações do Plano das 10 Semanas do Bahia Alfabetizada pelos CMEs; o cumprimento dos 200 dias letivos; o combate à violência nas escolas; a importância das Escolas Autorizadas e a responsabilidade parental na trajetória escolar dos estudantes.
A Presidente do CME, Professora Marcleide Mendes Vasconcelos, celebrou a homenagem, destacando: “Essa conquista é resultado do empenho e da dedicação de todos os conselheiros(as) que atuam ativamente no colegiado. Que dia feliz para todos nós! Mantemos uma relação institucional muito positiva junto à Secretaria Municipal de Educação, mantendo constante diálogo no encaminhamento das mais diversas ações, onde a Secretaria garante todos os subsídios necessários para a autonomia do CME. Isso também acontece com o CAE e com o CACS-Fundeb”, destacou.
A Presidente do CME participou da programação juntamente com a Presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Professora Iêda Lima Deus.
Uma das razões determinantes para a homenagem ao CME/Anguera foi a destacável participação do colegiado na Semana de Mobilização para Visitação às Escolas de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na oportunidade, o colegiado articulou uma comissão que visitou seis (06) unidades escolares e produziu um relatório constando aspectos diversos do funcionamento.