PLANO EMERGENCIAL BUSCA INTENSIFICAR A CONSOLIDAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS DO 2º ANO
10 de setembro de 2025
PLANO EMERGENCIAL BUSCA INTENSIFICAR A CONSOLIDAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS DO 2º ANO

As próximas oito (08) semanas na Rede Municipal serão marcadas pela intensificação de ações visando garantir a alfabetização na idade certa. As equipes escolares estarão mobilizadas, com participação das famílias, aplicando um Plano Emergencial junto às turmas de 2º Ano do Ensino Fundamental, constando de diversas estratégias para garantir a consolidação da leitura, da escrita e do letramento tendo como meta avançar até textos curtos de seis (06) linhas.

O Plano Emergencial estabelece as habilidades que devem ser trabalhadas a cada semana para grupos diferentes de alunos, conforme o nível de desenvolvimento da aprendizagem que é aferido em diagnósticos prévios da escrita e da fluência leitora. Por sua vez, os docentes farão o acompanhamento da aprendizagem em fichas específicas para registros sobre o desempenho de cada criança.

A mobilização faz parte do Programa Bahia Alfabetizada, desenvolvido pelo Estado em regime de colaboração com os Municípios, dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Em sala de aula, professores alfabetizadores estarão engajados com práticas pedagógicas de alfabetização, explorando diversos recursos concretos e lúdicos, explorando metodologias voltadas ao nível de aprendizagem que cada criança se encontra.

A orientação da proposta pedagógica, em caráter emergencial, é desenvolver intervenções individuais junto a cada criança, com propostas de atividades conforme o perfil.

O Plano Emergencial foi apresentado durante a programação do Dia “D” da Alfabetização, promovido pela Secretaria de Educação, reunindo gestores escolares, coordenadores e articuladores pedagógicos, professores, psicopedagogos, profissionais de apoio educacional, pais e responsáveis. O evento aconteceu na terça-feira (09/09), pela manhã, na Câmara Municipal.

No dia 17 de setembro o Dia “D” da Alfabetização ocorrerá no âmbito das escolas, onde cada instituição irá promover ações e mobilizações em torno do avanço das crianças em leitura, escrita e no letramento.


Confira aqui registros fotográficos do Dia “D” da Alfabetização.