ANGUERA PRESENTE NO SEMINÁRIO "BAHIA ALFABETIZADA"
27 de agosto de 2025
ANGUERA PRESENTE NO SEMINÁRIO "BAHIA ALFABETIZADA"

O Secretário de Educação, Iury Mendes, juntamente com a Supervisora do Ciclo da Alfabetização, Professora Gisele Nilma de Jesus Santos, participaram na última terça-feira, 26 de agosto, do Seminário Estadual “Bahia Alfabetizada”, um encontro que reuniu representantes de diversos municípios baianos com o objetivo de discutir estratégias e ações voltadas para o avanço da alfabetização no estado.

O evento aconteceu na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), representando uma união de esforços entre gestores, educadores e instituições em prol do fortalecimento da política educacional, visando elevar os índices de alfabetização e garantir melhores oportunidades de aprendizagem para as crianças baianas.

Na oportunidade, houve a apresentação do Plano de Ação do Programa Bahia Alfabetizada e um bloco de falas que permitiu a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas.

O Seminário Estadual Bahia Alfabetizada reforçou o comprometimento do estado com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e com a consolidação do Programa Bahia Alfabetizada, reafirmando que a alfabetização é prioridade para a construção de uma educação pública de qualidade.

O município de Anguera está intensificando as ações de alfabetização nas escolas, com foco na recomposição da aprendizagem, projetos de reforço escolar e investimentos no ensino de tempo integral. Já está em andamento a construção da Política Municipal de Alfabetização, com previsão de ser apresentada em Audiência Pública no mês de outubro.

A próxima aferição dos índices de alfabetização das crianças será feita no mês de novembro deste ano, através do Sistema Baiano de Avaliação (SABE), com aplicações de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática nas turmas de 2º Ano do Ensino Fundamental. Os resultados serão divulgados em julho de 2026. Antes, em outubro, as turmas de 2º Ano do também participarão da prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aplicada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).