O Prefeito Mauro Vieira participou na última quinta-feira, 07 de julho, do evento “Bahia Alfabetizada: um pacto colaborativo pela alfabetização”, que se constituiu numa uma reunião interinstitucional com a presença do Governador Jerônimo Rodrigues, da Secretária de Educação (SEC), Rowenna Brito, de Prefeitos que integram a Diretoria e o Conselho Fiscal da UPB, da Secretária Nacional de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickartdt, e de representantes de entidades da sociedade civil e dos órgãos de controle.
A programação foi realizada no Centro Administrativo da Bahia, fazendo parte de um conjunto de ações visando fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os 417 municípios baianos, em uma união de esforços na busca pela alfabetização das crianças na idade adequada e de reforço no combate ao analfabetismo.
Na oportunidade, o Governador sancionou a Lei nº 25.668/2025, que estabelece o Programa Bahia Alfabetizada.
Entre as ações anunciadas, a Secretaria Estadual de Educação elaborou um plano de 10 semanas voltado para aplicação das secretarias municipais de educação e apresentou ações para melhoria das aprendizagens com ênfase no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e de Recomposição da aprendizagem do 3º ao 5º ano.
POLÍTICA MUNICIPAL DA ALFABETIZAÇÃO
O Município de Anguera já deu passo inicial na construção da sua política de alfabetização. A elaboração do documento está sendo realizada por um Grupo de Trabalho designada pelo Secretário de Educação Iury Mendes.
Anguera registra um Índice de Alfabetização igual a 55,95% entre as crianças concluintes do Ciclo da Alfabetização, no Ano Letivo de 2024, ocupando a 19ª posição entre os 417 municípios da Bahia. Os dados foram divulgados recentemente pelo Ministério da Educação.