ALEGRIA E EMOÇÃO MARCARAM A FORMATURA DO PROERD PARA ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA ÉRICO SOPHIA BRANDÃO
25 de julho de 2025
ALEGRIA E EMOÇÃO MARCARAM A FORMATURA DO PROERD PARA ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA ÉRICO SOPHIA BRANDÃO

Sessenta e três (63) alunos do 5º Ano da Escola Municipal Érico Sophia Brandão participaram da Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), promovido pela Polícia Militar da Bahia.

A solenidade ocorreu ontem (quinta-feira, 24/07), no Auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Arthur Vieira de Oliveira. Foram premiados com uma bicicleta os três alunos que apresentaram a melhor redação na fase final do curso, que teve o tema “Tudo o que aprendi com o PROERD”. A conquista ficou com Cristal Figueredo Mendes Lima (5° Ano C), Izabelly Vitória Veloso Silva (5° Ano A) e Thamyles Santos Ferreira (5° Ano C).

A formatura reservou momentos de muita alegria e descontração. A chegada do Leão Léo, o Mascote do PROERD, trouxe diversão para as crianças, que se divertiram bastante com coreografias e músicas animadas.

Também não faltou a emoção, percebida principalmente nos olhos dos pais, especialmente durante o juramento e a entrega dos certificados.

Estiveram presentes o Tenente Coronel PM Antônio dos Santos de Jesus (Sub Comandante do Policiamento da Região Leste), Major PM Kley Oliveira Menezes (Coordenador Estadual do PROERD Bahia), Major PM Kleber Leal Campos (Comandante da 57ª CIPM/Santo Estevão), Tenente PM Claudio Antonio Machado da Conceição (Coordenador Setorial do PROERD da 57ª CIPM), Tenente PM Roberval Barreto dos Santos (Mentor do PROERD), além do Prefeito Mauro Vieira, do Secretário de Educação Iury Mendes, do Secretário de Governo, Administração e Planejamento, José Bispo Filho, da Presidente da Câmara Municipal, Regina Couto, e a Diretora da Escola Érico Sophia, Professora Núbia Vieira. A solenidade foi prestigiada por Professores, educadores e pais dos alunos.

O Prefeito Mauro Vieira, em seu pronunciamento, destacou que todos os esforços estão sendo feitos quando se trata de educação, e que o tema da resistência às drogas e à violência deve começar ainda na infância, para que possamos formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade.

O secretário de Educação, Iury Mendes, ressaltou a grande importância do programa PROERD, valorizando o trabalho e a parceria promovida pela Polícia Militar, por meio do Cabo PM Neris. “Quando há uma união entre as ações desenvolvidas na escola e o trabalho realizado também com as famílias, os resultados se tornam ainda mais significativos na vida dos alunos, com reflexo positivo na comunidade”, destacou.

O Cabo PM Neris, instrutor da turma, expressou sua satisfação em ter executado o PROERD na Rede Municipal de Ensino de Anguera, e a alegria por estar formando mais uma turma. Segundo ele, trata-se de uma formação que vai além do aspecto educacional, promovendo também o crescimento humano e social dos estudantes.

O Tenente-Coronel PM Ivã Antônio enfatizou que o PROERD está presente em mais de 60 países, contribuindo com a formação moral e pessoal dos alunos. O programa não trabalha apenas a resistência às drogas e à violência, mas também aborda temas como o bullying e outras questões relevantes. Ele finalizou agradecendo ao município por ter aberto as portas ao programa e afirmou que a Polícia Militar segue à disposição para novas parcerias e projetos futuros.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Por meio de encontros em sala de aula, e com o apoio da cartilha educativa, o instrutor do Programa, Cabo Neris, trabalhou conceitos e discutiu realidades práticas com os alunos, estimulando-os para tomada de decisões seguras e responsáveis de rejeição às drogas. Também foram promovidas atividades, dinâmicas e reflexões de fortalecimento das habilidades socioemocionais e tratativas de temas como cidadania, convívio social e como resistir às influências negativas do meio.

AMPLITUDE NA REDE MUNICIPAL

O PROERD contemplou o município de Anguera pela primeira vez neste ano de 2025. No mês de fevereiro houve o alinhamento das ações entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação, sendo que em março tiveram início as atividades em sala de aula.

O programa também abrangeu crianças das turmas de 1º Ano da Escola Érico Sophia, no grau apropriado para a faixa etária de idade, o Proerd Kids. O encerramento ocorreu ainda no 1º semestre, com uma viagem de campo à sede da Unidade Operacional Especializada “Esquadrão de Polícia Montada”, conhecido como a “Cavalaria da Polícia Militar”, instalada no Distrito de São José, em Feira de Santana.

CLIQUE E VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO.