A 4ª edição do Dia “D” da Frequência, neste ano letivo de 2025, acontece em 31 de julho, precisamente quinta-feira da próxima semana, e promete muita animação e ludicidade em todas as escolas.
Esta ação estratégica vem contribuindo com o combate à evasão escolar ao longo dos anos na Rede Municipal. Gestores, coordenadores pedagógicos, educadores, profissionais da educação e de apoio ao ensino, unem forças para garantir a presença de todo aluno na escola.
Na data do Dia “D”, uma equipe de plantão, articulada pelas escolas, fica disponível para realizar a busca de alunos em suas próprias residências. Após 20 minutos de tolerância, a equipe começa uma ronda pelas residências de alunos que não chegaram à escola. É uma ação imediata, no próprio dia, como forma de demonstrar o imediatismo das escolas na busca pelo estudante infrequente.
Outro objetivo do Dia “D” da Frequência é despertar no aluno gosto e prazer pelo ambiente escolar, lugar de aprendizagens e construção de objetivos de vida. Os estudantes são recepcionados em todas as escolas com um acolhimento especial, apresentações artísticas e culturais, além de muito dinamismo, tanto em sala de aula quanto em outros espaços escolares.
Esta 4ª edição do Dia “D” da Frequência terá um sentido especial para os gestores escolares. Eles estão à frente dos trabalhos de execução do Censo Escolar 2025, e, sendo assim, o momento servirá para as escolas efetuarem uma conferência geral e nominal de todos os seus estudantes. Costumeiramente, em todas as edições, os servidores administrativos das escolas visitam todas as salas de aula da instituição reforçando a chamada nominal dos estudantes como forma de controle e balanço do número de faltas