PROVA BRASIL 2015: APLICAÇÃO ENTRE 03 E 13 DE NOVEMBRO 08 de setembro de 2015


A aplicação da Prova Brasil nas turmas de 5° Ano e 9° Ano (8' Série) está confirmada para o período entre os dias 03 e 13 de novembro. A informação consta na Portaria n° 174/2015 do INEP, que regulariza as normas para a Prova Brasil deste ano. 
Na Rede Municipal, estarão participando desta avaliação, um total de 113 alunos do 5° Ano e 108 alunos do 9°Ano (8' Série). 
Veja a distribuição por escolas: Escola Municipal Érico Sofia Brandão: 71 alunos do 5°Ano; Prédio Escolar Cezário Boaventura de Jesus: 20 alunos do 5°Ano; Escola Municipal Leõncio Horácio de Almeida: 22 alunos do 5°Ano e 29 alunos do 9°Ano (8' Série); Cetro Educacional professor Áureo de Oliveira Filho: 51 alunos do 9°Ano (8' Série); Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus: 28 alunos do 9°Ano (8' Série). 
PREPARATIVOS FUNDAMENTAL I 
A Supervisora Pedagógica que acompanha as turmas do 5° Ano, professora Taciara dos Santos Costa, informa que as escolas vêm desenvolvendo incentivos através de formações continuadas para professores oferecidas pelo município, onde eles levam o que aprendem nas atividades de formação para o cotidiano escolar. 
Nas formações, os professores das turmas do 5° Ano aprimoram a capacidade de leitura e interpretação de textos, desenvolvem a habilidade de argumentação e estimulam a produção textual. 
A supervisora informa que em todas as turmas são desenvolvidos projetos interdisciplinares de leitura e escrita, para que o aluno sinta gosto pela leitura e em conseqüência disso melhore na escrita e interpretação. "Isto favorece a prática contextualizada" destaca. 
A supervisora destaca como positivo o trabalho com os Descritores da Prova Brasil, a aplicação de simulados, tabulação dos dados e planejamento de interferências com base nas carências apresentadas, bem como parcerias desenvolvidas com o Programa Mais Educação e com a Rede de Bibliotecas. 
PREPARATIVOS FUNDAMENTAL II 
A coordenadora Pedagógica das Séries Finais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Leõncio Horácio de Almeida, professora Fernanda Ferreira, avalia que a turma da 8a Série (9° Ano) "é tranquila". "Realizamos simulados contemplando conteúdos diversificados e cartões respostas para se tornar algo comum entre os alunos", informa. 
De modo geral, os alunos relatam as dificuldades encontradas como também complementam suas falas categorizando a realização da prova do SIGA, Sistema de Avaliação Interno da Rede Municipal. 
Pela experiência dos simulados, os alunos consideram as questões como fáceis, porém sinalizam fatores que dificultam a realização como os casos de textos longos e a necessidade de repetir a leitura para haver a interpretação para Língua Portuguesa e o excesso de cálculos em Matemática. 
Segundo a coordenadora Fernanda Santana, as expectativas são boas, pois os alunos estão sendo preparados para uma aprendizagem significativa dentro e fora do ambiente escolar.