
A consolidação de uma Base Curricular Municipal, transformando as oficinas diversificadas em componentes curriculares com progressão nas habilidades trabalhadas, será o grande marco da nova Política de Ensino Integral em Tempo Integral, na Rede Municipal.
Esta proposta parte da concepção de que a escola deve proporcionar a formação integral do estudante, ou seja, uma formação humana, cidadã, intelectual, emocional, social, física e cultural. Na prática, as atividades ofertadas pela escola na condição de “oficinas”, vão passar a ser trabalhadas em níveis graduais de progressão, havendo a definição de uma ementa contemplando saberes, habilidades e metodologias.
A validação da proposta ocorreu durante audiência interna da comissão intersetorial constituída para elaborar a nova Política, a ser instituída através de Lei Municipal.
A audiência ocorreu na quarta-feira, 21 de maio, contando com a participação de representantes de diversos segmentos, envolvendo a gestão pública, os setores educacionais e a comunidade local. As discussões foram mediadas pelo Professor Henrique Junior, supervisor técnico do programa Escola em Tempo Integral (ETI) região nordeste, um trabalho desenvolvido pela UFBA/MEC .
Durante o evento, o Secretário de Educação, Iury Mendes, explicou que o texto validado será encaminhado ao Prefeito Mauro Vieira, que possui a atribuição de submeter à apreciação da Câmara Municipal de Vereadores. Esclareceu, ainda, que, cumprindo a tramitação comum no Sistema Municipal de Ensino, o documento também terá parecer do Conselho Municipal de Educação. “A construção dessa nova política teve a participação de representantes dos mais diversos segmentos da comunidade, da educação municipal e da gestão. Nos últimos três meses foi um intenso ritmo de trabalho com estudos, debates e a construção do texto que agora se transforma em projeto de lei”, comemorou o secretário.