"ESCOLA CONECTADA: ESCREVENDO O FUTURO", É O TEMA DO PROJETO ESCRITA CRIATIVA 2025 12 de maio de 2025 "ESCOLA CONECTADA: ESCREVENDO O FUTURO", É O TEMA DO PROJETO ESCRITA CRIATIVA 2025

A 10ª edição do concurso Escrita Criativa, neste ano letivo de 2025, tem como tema “ESCOLA CONECTADA: ESCREVENDO O FUTURO”. A definição está sendo anunciada pela Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, após consulta aberta feita aos professores da Rede Municipal.

Conforme o cronograma do projeto, o lançamento nas escolas ocorrerá na 1ª semana de aula da 2ª etapa letiva, entre os dias 26 e 30 de maio. A orientação pedagógica é que as atividades sejam incorporadas ao Projeto de Leitura em cada unidade escolar.

O objetivo do concurso é incentivar a leitura, a produção de texto e o letramento, em todas as séries do Ensino Fundamental, incluindo a modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Cada série ou estágio irá focar um gênero textual específico para a produção dos trabalhos.

O tema abordado este ano, desperta uma reflexão sobre a cultura digital nas escolas, o uso das tecnologias e sua importância para o futuro do aluno, da escola e da sociedade.

Um dos desafios da Secretaria de Educação, neste ano letivo de 2025, é fortalecer o acesso às tecnologias nas escolas. Para isso, foram reabertos os laboratórios de informática do Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho e da Escola Municipal Érico Sophia Brandão. O laboratório da Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus está com seu funcionamento reestruturado. Nas escolas de pequeno porte foram criados “cantinhos digitais” com acesso à internet, disponíveis para uso dos alunos.

Clique e confira aqui o Regulamento completo do concurso, incluindo o cronograma de datas e prazos, o gênero textual para cada série ou estágio e todas as demais informações.

Os arquivos constando cartaz de divulgação, folhas de treinamento e folhas oficiais para produção dos trabalhos estão disponíveis no ambiente específico do projeto estruturante Escrita Criativa. Clique aqui e acesse.