
A educação inclusão foi destaque em um dos momentos mais emocionantes na abertura da Jornada Pedagógica 2025, na terça-feira (11/02). O evento marcou o acolhimento aos professores e todos os profissionais do magistério para o novo ano letivo.
Um grupo composto por oito alunos com diferentes diagnósticos, incluindo transtorno do espectro autista (TEA), deficiência auditiva bilateral congênita, déficit cognitivo, transtorno opositor desafiador, deficiência intelectual, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), deficiência física e deficiência visual, se apresentou com uma coreografia baseada na música "As Diferenças é o que nos une", do desenho animado Bita.
A atividade teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças individuais, enfatizando que o preconceito ainda é um desafio a ser superado.
O grupo de alunos foi orientado pela Professora Zildete de Carvalho Gomes, mobilizadora do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDPEDE), em sintonia com o tema da Jornada Pedagógica: “Escola Viva: Estimulando Experiências e Potencializando Aprendizagens’, incentiva o fortalecimento da inclusão escolar”.
Professora Zildete destaca que "uma deficiência não pode rotular, e sim oportunizar o aprendizado por meio da avaliação das potencialidades". Ela considera “essencial que a escola enxergue cada aluno como um ser humano com desejos e anseios, promovendo um ensino que valorize suas habilidades”.
INCENTIVO ATRAVÉS DA ARTE
A apresentação também reforçou que a participação dos alunos com deficiência em atividades artísticas amplia seu interesse por outras propostas pedagógicas, incentivando a autoconfiança e a independência. A arte se mostrou um caminho valioso para a expressão e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida acadêmica e social.