"ESCOLA DEVE SER UM AMBIENTE DINÂMICO E HUMANIZADO", DESTACA PALESTRANTE CÉSAR LIMA 11 de fevereiro de 2025 "ESCOLA DEVE SER UM AMBIENTE DINÂMICO E HUMANIZADO", DESTACA PALESTRANTE CÉSAR LIMA


A escola é um espaço de acolhimento e patrocínio ao protagonismo dos estudantes. Assim considerou o filósofo César Lima, durante a palestra de abertura da Jornada Pedagógica 2025, na terça-feira (11/02), no espaço da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Érico Sophia Brandão.

"Antes do professor se preocupar com a transposição didática, ele precisa aprender como acolher seus alunos. Afinal de contas, ninguém consegue aprender, ensinar ou se desenvolver em um lugar hostil", afirmou.

Durante a palestra, César destacou o impacto que cada professor tem na vida de seus alunos, mesmo que isso nem sempre seja verbalizado. "Embora os alunos não digam isso para eles, todo estudante tem algum professor como referência de ser humano. A existência do professor nunca é neutra, ela sempre soma", ressaltou.

A palestra teve o tema "Escola Viva: Estimulando Experiências e Potencializando Aprendizagens", alinhado às propostas da Jornada Pedagógica. Com uma linguagem provocativa e instigante, César Lima incentivou os professores a adotarem estratégias que estimulem experiências enriquecedoras no processo de ensino-aprendizagem, promovendo um ambiente escolar mais dinâmico e humanizado.

ACOLHIMENTO DO PÚBLICO

O evento foi marcado por grande participação e entusiasmo dos professores, auxiliares de ensino, coordenadores e supervisores pedagógicos, gestores escolares, profissionais do magistério e de apoio ao ensino.

Na chegada, a acolhida ocorreu com uma apresentação musical da dupla Ângela Leão e Cal Vasconcelos, um agradável café da manhã e a entrega de diversas mensagens.